Tarde de Campo em Erebango trata da biodiversidade alimentar

A Emater/RS-Ascar promoveu uma Tarde de Campo em Erebango, na quarta-feira (18/04), com foco no tema da biodiversidade. O evento foi sediado na propriedade do casal Nara e Daniel Schafer, na comunidade Campo Erechim, envolvendo beneficiários do Programa Socioassistencial dos municípios de Erebango e Ipiranga do Sul. Na propriedade também foi instalada uma Unidade de Referência do Programa Gestão Sustentável.

Em três estações foram tratados assuntos como Biodiversidade alimentar, Plantas medicinais, a Mulher e a qualidade de vida no meio rural por extensionistas da Emater/RS-Ascar. Em uma das estações, a assistente técnica regional Social, Nádia da Rosa, chamou atenção para importância das ações que proporcionam à mulher qualidade de vida no meio rural, destacando as conquistas e desafios, a importância do envolvimento delas no contexto econômico e social da propriedade, bem como a qualificação tecnológica, participação em cursos, informações sobre políticas públicas. “A mulher tem que participar das decisões da propriedade”, reafirmou.

Em outra estação, a agrônoma Joviane Salvador, orientou sobre a biodiversidade alimentar, o controle de doenças e pragas em hortas domésticas, usando repelentes naturais no controle de pragas e doenças, entre outras práticas como a proteção nas hortas e irrigação.

Na terceira estação, a farmacêutica Karen Marchetto, falou sobre o resgate e cultivo das plantas medicinais. “As plantas ajudam na prevenção e no tratamento de muitas doenças. Também chamou atenção para o resgate de muitas plantas que podem desaparecer, se não houver o resgate e o plantio.

No final do evento, as participantes trocaram sementes para manter a biodiversidade.

Abertura – As participantes foram recebidas pelo casal Nara e Daniel Schafer, pelas extensionistas do Escritório Municipal de Erebango, Doriane Damin e de Ipiranga do Sul Renata Bombana. Também receberam as boas-vindas do gerente do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Gilberto Tonello. Tonello parabenizou a família e destacou a importância da Tarde de Campo para levar ações de aprendizado e para produção de alimento “limpos” e agradeceu aos produtores e a parcerias. As atividades também foram acompanhadas pelos técnicos dos dois escritórios municipais, João Paulo Meneses e Bruno Utermoehl e pela assistente técnica regional Social Fernanda Tacca Angonese.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais