Susepe investiga fugas de casas prisionais e amplia operações nos presídios

No último final de semana aconteceu a fuga no presídio de Erechim

A quarta fuga registrada este ano em penitenciárias gaúchas, coloca em alerta o Departamento de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Estado (DISP) e a Corregedoria da Susepe, que trata os casos com gestão de risco e prioridade. 

Após tomar as medidas cabíveis em relação a última fuga, ocorrida na madrugada desta terça-feira (19) no Presídio Estadual de Cruz Alta, a Susepe também informou que vai ampliar as revistas que já realiza nos presídios. A operação Pente Fino visa retirar de circulação e coibir materiais ilícitos das casas prisionais, além de transferir lideranças negativas. Diariamente, são realizadas, aleatoriamente nas regiões penitenciárias, dezenas de revistas nos estabelecimentos prisionais. Além disso, a Susepe também está mapeando a situação estrutural das casas prisionais para evitar que fugas se repitam.

O reforço para a segurança dos presídios também foi confirmado pelo vice-governador, secretário da Segurança Pública e da Administração Penitenciária, Ranolfo Vieira Júnior. Durante agenda em Brasília, onde busca recursos para retomar a obra da Penitenciária Estadual de Guaíba, Ranolfo anunciou que os 150 novos agentes penitenciários tem formatura prevista para o início do mês de abril. O secretário também afirmou que o Governo está atento e preocupado em resolver a situação do sistema penitenciário, melhorando a segurança das prisões e ampliando vagas para amenizar um déficit de aproximadamente 13 mil vagas.

Fugas de presos em 2019 – atualização SUSEPE

Presídio Estadual de Passo Fundo – 17 detentos fugiram na madrugada de 12 de janeiro, 13 já foram recapturados.

Presídio Estadual de Bento Gonçalves – 10 detentos fugiram na madrugada de 08 de fevereiro, 7 foram recapturados até agora.

Presídio Estadual de Erechim – 13 fugiram na madrugada do dia 17 de fevereiro, até agora 04 foram recapturados

Presídio Estadual de Cruz Alta – 03 detentos fugiram na madrugada de 19 de fevereiro. BM realiza buscas.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais