Pastoral da Criança realiza o primeiro encontro de formação do ano

 

Representantes paroquiais da Pastoral da Criança participaram do primeiro encontro de formação deste ano nesta segunda-feira, 18, no Centro Diocesano de Pastoral e Administração.

A coordenadora diocesana, Marinês Agnoletto, conduziu o momento inicial de oração com reflexão sobre a alegria de celebrar e as conseqüências do nosso “Sim” com responsabilidade. Padre Giovani Momo assessorou o estudo, salientando quanto é importante o líder conhecer a história da Pastoral da Criança para consolidar o seu “Sim”. Refletiu também sobre as três principais atividades realizadas mensalmente pelo Líder da pastoral da criança, com destaque para a celebração da vida.

O dia da Celebração da vida é uma atividade importante. Nesse dia, que acontece uma vez por mês, as famílias se reúnem para celebrar as gestantes e as crianças que estão bem e para se ajudar quando estão em dificuldades. O encontro é um momento de fortalecer o sentimento de família, que torna possível unir as pessoas para “viverem em comum”, que é o sentido de comunidade. Nele são estreitados os laços de fraternidade entre gestantes e seus companheiros, mães, pais, familiares e é valorizada a responsabilidade de uns pelos outros. Todos se juntam na busca de mudanças na melhoria da qualidade de vida das famílias e, portanto na das crianças e gestantes. O dia da celebração da vida é um testemunho de fé. Mostra a solidariedade e a participação de uma comunidade na busca de seus direitos de cidadania.

Outra atividade realizada é a “Visita Domiciliar”, quando o líder tem a oportunidade de conversar sem pressa com a gestante, os pais e familiares das crianças. Com isso pode conhecer melhor a situação da vida e as necessidades das famílias, para poder ajudá-las.

A terceira atividade é a Reunião para Reflexão e Avaliação. Nessa reunião, os líderes avaliam o trabalho realizado e também conversam, aprendem mais e celebram.

O encontro foi finalizado na Capela da Reconciliação do Santuário Nossa Senhora de Fátima, em um momento de profundo encontro e intimidade com Jesus na adoração ao Santíssimo Sacramento, conduzido pelo Padre assessor.

Informação de Marinês Agnoletto, coordenadora diocesana da Pastoral da Criança.

Comentários estão fechados.