Pastoral da Criança realiza o primeiro encontro de formação do ano

 

Representantes paroquiais da Pastoral da Criança participaram do primeiro encontro de formação deste ano nesta segunda-feira, 18, no Centro Diocesano de Pastoral e Administração.

A coordenadora diocesana, Marinês Agnoletto, conduziu o momento inicial de oração com reflexão sobre a alegria de celebrar e as conseqüências do nosso “Sim” com responsabilidade. Padre Giovani Momo assessorou o estudo, salientando quanto é importante o líder conhecer a história da Pastoral da Criança para consolidar o seu “Sim”. Refletiu também sobre as três principais atividades realizadas mensalmente pelo Líder da pastoral da criança, com destaque para a celebração da vida.

O dia da Celebração da vida é uma atividade importante. Nesse dia, que acontece uma vez por mês, as famílias se reúnem para celebrar as gestantes e as crianças que estão bem e para se ajudar quando estão em dificuldades. O encontro é um momento de fortalecer o sentimento de família, que torna possível unir as pessoas para “viverem em comum”, que é o sentido de comunidade. Nele são estreitados os laços de fraternidade entre gestantes e seus companheiros, mães, pais, familiares e é valorizada a responsabilidade de uns pelos outros. Todos se juntam na busca de mudanças na melhoria da qualidade de vida das famílias e, portanto na das crianças e gestantes. O dia da celebração da vida é um testemunho de fé. Mostra a solidariedade e a participação de uma comunidade na busca de seus direitos de cidadania.

Outra atividade realizada é a “Visita Domiciliar”, quando o líder tem a oportunidade de conversar sem pressa com a gestante, os pais e familiares das crianças. Com isso pode conhecer melhor a situação da vida e as necessidades das famílias, para poder ajudá-las.

A terceira atividade é a Reunião para Reflexão e Avaliação. Nessa reunião, os líderes avaliam o trabalho realizado e também conversam, aprendem mais e celebram.

O encontro foi finalizado na Capela da Reconciliação do Santuário Nossa Senhora de Fátima, em um momento de profundo encontro e intimidade com Jesus na adoração ao Santíssimo Sacramento, conduzido pelo Padre assessor.

Informação de Marinês Agnoletto, coordenadora diocesana da Pastoral da Criança.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais