Fisioterapia da URI realiza apresentação dos trabalhos do Projeto Integrador

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

O Curso de Fisioterapia da URI realizou pela primeira vez, nos dias 07 e 12 de dezembro, a apresentação dos trabalhos da disciplina de Projeto Integrador I, ministrada pela professora Fernanda Dal’Maso Camera.

O Projeto Integrador é uma disciplina curricular que tem como objetivo central proporcionar aos acadêmicos vivências com vistas a observar, problematizar, teorizar, analisar e avaliar situações em ambientes de saúde. Além disso, proporcionar ao aluno a capacidade para o trabalho em equipes de forma interdisciplinar e multidisciplinar, assumir atitudes críticas e criativas em relação ao meio em que vivem e à profissão para a qual se preparam, compreender a relação entre os conteúdos ministrados e entender a importância da interdisciplinaridade e socialização entre colegas e professores, de forma transdisciplinar.

O tema central escolhido para a realização do primeiro Projeto Integrador foi a Análise do Movimento, onde a turma foi dividida em 7 grupos e cada um deles foi responsável em estudar e compreender uma patologia e, na sequência, realizar as tarefas propostas. As patologias elencadas foram: Síndrome do Impacto do Ombro, Fratura do Colo do Fêmur, Lesão do Ligamento Cruzado Anterior, Entorse de Tornozelo, Síndrome do Túnel do Carpo, Hérnia de Disco Lombar e Epicondilite Lateral.

Os grupos estudaram sobre o assunto, buscaram artigos científicos relacionados para então realizar as tarefas, ou seja, a criação de um resumo expandido que apresentasse a patologia desde a conceituação até maneiras de preveni-la, uma maquete que demonstrasse a patologia, um folheto explicativo com orientações sobre a doença e maneiras de preveni-la e, por último, a criação de um vídeo, o qual foi encaminhado a pacientes da Clínica de Fisioterapia da URI. Através dele, os acadêmicos puderam falar sobre a doença, mostrando as principais causas e os principais sintomas, bem como, orientar os pacientes quanto a maneiras de prevenção.

Conforme relato de alguns acadêmicos da disciplina, a realização deste  projeto foi de extrema importância, pois foi possível conhecer e compreender de forma precoce, já no 10 ano do Curso, as patologias ortopédicas, bem como o funcionamento da pesquisa e da extensão, que são grandes oportunidades que a universidade oferece.

A Coordenadora do Curso, professora Janesca Mansur Guedes, relatou que a disciplina do Projeto Integrador  agrega novas metodologias de ensino-aprendizagem, buscando inovação e  oportunizando atividades mais dinâmicas e práticas aos acadêmicos. Dessa forma, o aluno é o protagonista do seu processo de aprendizagem.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.