UFFS divulga programação da Semana do Diversa

Atividades congregam quatro eventos com atividades para todos os públicos na próxima semana

Oficinas, trabalhos acadêmicos, palestras, minicursos, apresentações culturais, exposições: a Semana do Diversa, evento “guarda-chuva” que integra diversas ações da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), oferecerá, entre os dias 23 e 27 de outubro, atividades para toda a comunidade regional. Muito mais do que apresentar os resultados dos projetos acadêmicos desenvolvimentos por estudantes e docentes da Instituição, o Diversa oportuniza a integração entre o público interno e externo da Universidade, gerando conhecimento para toda a comunidade.

Para começar, nos dois primeiros dias, o Campus Erechim sedia a VII Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica (JIC), evento que ocorre anualmente para apresentação dos projetos de Iniciação Científica institucionais relacionados ao CNPq. De forma paralela à Jornada, até a sexta-feira acontece o Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE) e a II Mostra de Extensão e Cultura. Por fim, a Universidade realiza também, na mesma semana, o III Simpósio de Ciência e Tecnologia Ambiental, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA).

É possível ter uma noção da diversidade da programação destacando algumas atividades. A Escola de Belas Artes de Erechim, por exemplo, fará uma exposição de trabalhos de artes visuais. Já na segunda-feira pela manhã, a acadêmica Júlia Prando, do curso de Arquitetura e Urbanismo, ministra uma oficina de fotografia. Em seguida, uma palestra sobre políticas públicas e saneamento rural será ministrada pela engenheira ambiental Sara Ceron Hentges, assessora técnica ambiental da EMATER.

No mesmo dia ocorrem os minicursos, sobre temas como propriedade intelectual e utilização de software para análise de dados estatísticos. Na programação da semana ainda constam oficinas como a de expressão corporal, do curso de Pedagogia; palestra sobre empreendedorismo com consultor do SEBRAE; aula pública sobre o aniversário de 100 anos de publicação da obra “O Capital”, de Karl Marx, entre outros.

O professor Alceu Ravanello Ferraro, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ministra, na noite do dia 25, a palestra “Alfabetização e Escolarização Básica no Brasil: problema mal compreendido, problema mal resolvido”. O docente fará também a doação de amplo acervo bibliográfico para a Biblioteca da UFFS – Campus Erechim.

O diretor do Campus, Anderson Alves Ribeiro, explica que a Semana do Diversa “congrega um conjunto de ações da UFFS no âmbito do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, proporcionando um momento particularmente rico de discussões e interação”.

– É o momento para conhecer os trabalhos de Pesquisa e Extensão desenvolvidos na UFFS, além de participar das atividades extracurriculares, parte integrante da formação. A programação é intensa. Entre palestras, oficinas, minicursos e apresentações de trabalhos, temos atividades programadas para os três turnos, todos os dias da semana – ressalta Anderson.

Outro destaque, durante a semana, é a participação da Instituição na Feira do Livro de Erechim – as atividades fazem parte do SEPE.

A programação completa da Semana do Diversa está disponível em www.uffs.edu.br. Todas as atividades são gratuitas. Algumas necessitam de inscrição prévia – verifique no site.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais