Ciências Biológicas da URI recebe novamente Selo de Qualidade Nacional

        O Curso de Ciências Biológicas Bacharelado da URI Erechim está entre os 10 cursos de todo o país, único do Rio Grande do Sul, agraciado com o Selo CFBio de Qualidade 2019 do Conselho Federal de Biologia. Esta é a terceira vez consecutiva que o Curso recebe a distinção que é realizada a cada dois anos. Além disso, apenas quatro das instituições distinguidas neste ano receberam o selo nas três edições realizadas até aqui, entre elas, a URI.

        A solenidade de concessão do Selo ocorreu na sexta-feira, 13, durante o 3º Fórum Nacional do Sistema CFBio/CRBio, realizado em Brasília, onde foram homenageados seis cursos de Licenciatura e quatro de Bacharelado. O presidente do Conselho Federal de Biologia (CFBio), Wlademir João Tadei, e a Conselheira Federal e Coordenadora da Comissão CFBio de Cursos, Sandra Farto Botelho Trufem, entregaram o troféu e o certificado aos representantes dos cursos agraciados. O fato ganhou maior notoriedade, pois a área de Biologia  está comemorando, em 2019, 40 anos de regulamentação profissional.

        Vanderlei Decian, Coordenador do Curso de Ciências Biológicas, salienta a importância do reconhecimento do Selo CFBio de qualidade, “pois mostra que isto faz parte de fatores como um grupo de professores qualificados e inseridos na pesquisa, ensino e extensão, assim como a estrutura da Universidade e os laboratórios que o curso possui, refletindo na boa formação acadêmica. O Selo CFBio busca a valorização dos cursos que possuam e tenham a qualidade comprovada pela comissão avaliadora em nível nacional, sendo que a URI é destaque nas três edições da premiação, 2015, 2016 e 2017”, destacou o professor.

        Para o Diretor Acadêmico, professor Adilson Stankiewicz, “o Selo CFBio de Qualidade 2019, outorgado pelo Conselho Federal de Biologia, coroa o trabalho dedicado do colegiado do curso e seu coordenador, bem como a atuação dos egressos nas mais variadas áreas da profissão. A avaliação levou em conta o PPC do Curso, os instrumentos de avaliação do MEC e a atuação dos egressos, portanto, uma avaliação de espectro bastante amplo que atestou a qualidade do curso oferecido por nossa instituição. Por isso, agradecemos ao CFBio e parabenizamos os professores e alunos do curso, pois atestamos, mais uma vez, que estamos cumprindo com nossa missão de entregar profissionais qualificados que promovam o desenvolvimento da nossa região na área das Ciências Biológicas”.

        O Selo CFBio de Qualidade é uma honraria criada pelo Conselho Federal de Biologia (CFBio) com o intuito de despertar o interesse para a melhoria da qualidade dos Cursos de Ciências Biológicas no País, de forma que seus egressos estejam qualificados para atuar seguindo os princípios éticos e de excelência profissional. O principal objetivo do Selo é a valorização do ensino das Ciências Biológicas no Brasil e a qualificação dos seus egressos. Nesse sentido, o Selo representa uma contribuição do Sistema Conselho Federal e Conselhos Regionais de Biologia (CFBio/CRBios) para que as Instituições de Ensino Superior (IES) atendam à sua função social.

        A outorga é concedida a cada dois anos e no processo de seleção são levados em consideração somente os Cursos que atendam a regulamentação da profissão de Biólogo, e que sejam reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) ou Conselho Estadual de Educação (CEE). Além disso, há também os pré-requisitos de nota 4 ou 5 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e o acatamento integral às Resoluções do CFBio.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais