Reconhecimento e aprendizado marcam o 66º Curso de Gestantes do HC

“ O aprendizado que o Curso traz permite seguirmos a gestação com mais confiança, conhecendo detalhes importantes para o momento do parto e, também, para os primeiros dias de vida do bebê. Sem dúvida, estou muito mais segura. ”

É com estas palavras que a relações públicas Michele Onhatte – que está na 29ª semana de gestação da sua primeira filha (de nome Isabela), define a importância da participação no 66º Curso de Gestantes do Hospital de Caridade de Erechim.

Ao longo de quatro noites – 3, 4, 10 e 11 de julho – 70 casais puderam ouvir experiências e orientações de profissionais de diversos setores, bem como tirar dúvidas.

Entre os assuntos tratados estiveram os aspectos clínicos da gestação e tipos de parto, sob responsabilidade da ginecologista e obstetra Marília Martins Lucio; as necessidades nutricionais na gestação e lactação, com a nutricionista Ananda Luiza Caramalak; cuidados posturais na gestação, com o fisioterapeuta Bruno Pogorzelski; saúde emocional na gestação e puerpério, ministrado pela psicóloga Carina Balvedi Leandro; direitos da criança, com pedagoga Josete Ivanoff; saúde bucal da gestante e do bebê: uma visão geral, com a odontopediatra Genara Brum Gomes; Medicina Fetal HC, com a enfermeira Nadia Janisch; amamentação e cuidados com as mamas, enfermeira Liliane Rodrigues; Primeiros Socorros, sob a responsabilidade de Rodrigo Luis Staforti; desenvolvimento do bebê e cuidados com o recém nascido, com o pediatra Alberto André Pippi Schmidt; além da apresentação da Unidade Obstétrica realizada pela enfermeira Liliane Rodrigues.

Parentalidade assumida e dever cumprido

Para a psicóloga Carina Balvedi Leandro, uma das organizadoras das atividades, a participação de um número tão expressivo de gestantes e acompanhantes no evento mostra que os casais “grávidos” estão, cada vez mais, preparando-se para o momento especial que é a chegada de um filho. “A missão de assumir a parentalidade, que começa desde a gestação, requer o envolvimento por parte do casal, o que se evidenciou nas noites do curso”, analisa.

Para a enfermeira Liliane Rodrigues, mais uma vez o HC atingiu com sucesso os objetivos propostos. “Temos o sentimento de dever cumprido”, completa.

 

67ª edição acontece em setembro

Para quem não conseguiu participar desta edição, o HC já está providenciando o 67º Curso de Gestantes, que será realizado em setembro. A inscrição, que será disponibilizada em agosto, é gratuita.

 

Comentários estão fechados.