Universidade completa 26 anos neste sábado

Vista aérea do câmpus II

 

A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI – completa mais um ano dedicado à formação de pessoas. Neste sábado, 19 de maio, está completando 26 anos de fundação. Nesse período, um novo grupo de diplomados passou a exercer as mais diferentes profissões contribuindo com o desenvolvimento de suas comunidades, seguindo caminhos percorridos por milhares de estudantes que por aqui passaram.

Esta é a primeira turma do Curso de Medicina

Neste ano, dois fatos podem ser destacados no câmpus de Erechim. O primeiro deles é o início da primeira turma de Medicina, curso esse que percorreu um longo caminho de sete anos até ser concretizado e autorizado pelo Ministério de Educação. Os primeiros acadêmicos de Medicina já estão em plena aula desde o dia 27 de fevereiro. A turma é composta por 55 acadêmicos provenientes de várias cidades da região e do sul do país.

Outro ponto a ser destacado é a criação do Curso de Medicina Veterinária, que está sendo ofertado neste Vestibular de Inverno, cujas inscrições estão abertas até o dia 05 de junho, juntamente com o Curso de Direito.

A URI é uma Instituição Comunitária e Multicâmpus, criada em 19 de maio de 1992. Em 2017, a Universidade passou por novo processo de recredenciamento e recebeu parecer favorável da Comissão Especial do MEC. Possui seis câmpus: Erechim, Frederico Westphalen, Santo Ângelo, Santiago, São Luiz Gonzaga e Cerro Largo.

A URI Erechim, por seu lado, está consolidada e tem desempenhado uma função de extrema importância para o desenvolvimento regional há quase cinco décadas uma vez que antes atuava como Centro de Ensino Superior. A Instituição possui uma longa caminhada na área do Ensino Médio, com a Escola de Educação Básica, que está completando 41 anos. No Ensino Superior, são 28 cursos de graduação, somados ao novo Curso de Medicina e o de Medicina Veterinária.

Na pós-graduação, estão vários cursos de especialização, mestrados (Ecologia e Engenharia de Alimentos) e doutorado (Engenharia de Alimentos). Uma escola de língua inglesa complementa a oferta de opções de ensino oferecidas pela Instituição.

Conta, atualmente, com 4 mil alunos. Somente no ensino superior, são 3 mil acadêmicos distribuídos nas oito áreas do conhecimento. Milhares de famílias têm acreditado e investido no futuro de seus filhos na Universidade. A prova disso é que tem formado, anualmente, cerca de 600 jovens.

Todo trabalho desenvolvido pela Universidade está concentrado no campus I, campus II, num Centro de Estágios e Práticas Profissionais (URICEPP) e uma Vila Olímpica.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais