Seminário analisa lutas, conquistas e novos desafios de Erechim

Atividade promovida pelo deputado Altemir Tortelli será seguida por homenagem ao professor Nédio Piran

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Erechim 100 anos: Lutas, conquistas e novos desafios é o tema do seminário que o deputado Altemir Tortelli promove, na sexta-feira, dia 25 de maio, a partir das 17 horas, no Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Erechim. A atividade integra as homenagens prestadas pelo parlamentar ao município da região do Alto Uruguai, onde ele nasceu, realizou sua formação e obteve a maioria dos votos para a Assembleia Legislativa em 2010 e 2014. Após o seminário, Tortelli entregará a Medalha do Mérito Farroupilha ao professor Nédio Piran.

Os palestrantes são os professores Anacleto Zanella, doutorando em História pela UPF, e o Doutor Sergio Schneider, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural e de Sociologia da Ufrgs e a coordenação do debate estará a cargo do deputado Tortelli. O evento é aberto ao público.

O objetivo, de acordo com o parlamentar, é analisar a formação econômica, social e política do município e, a partir disso, projetar caminhos para o desenvolvimento de Erechim no próximos anos. “É uma oportunidade de refletir sobre os próximos anos e pensar em formas de planejar e organizar avanços e novas conquistas para a comunidade, os trabalhadores, a economia”, explica.

No dia 26 de abril, o parlamentar ocupou o espaço do Grande Expediente na sessão plenária do Legislativo com o tema “Erechim 100 anos: homenagem ao povo que faz pulsar o desenvolvimento do Alto Uruguai”.

Mérito Farroupilha

Na sequência do Seminário e em reconhecimento à contribuição dos trabalhadores na construção da história de Erechim, o deputado fará a entrega da Medalha do Mérito Farroupilha ao professor Nédio Piran, doutor, pesquisador e autor de obras sobre a agricultura familiar e desenvolvimento sustentável. Atuou no magistério da rede pública estadual e foi professor universitário 1972 e 2017 e também esteve presente na construção de entidades e movimentos sociais rurais e urbanos, além de ter participado ativamente das atividades do Sinpro e Cpers. Foi fundador do PT e candidato a prefeito e deputado estadual. Desde a década de 80, participa do planejamento e aplicação das políticas de desenvolvimento da região. A Medalha do Mérito Farroupilha é a maior honraria concedida pelo parlamento. Foi instituída pela Resolução de Mesa nº 381, de 13 de dezembro de 1995, com o objetivo de homenagear cidadãos brasileiros ou estrangeiros que, por motivos relevantes, tenham se tornado merecedores do reconhecimento da Assembleia Legislativa do RS.

Homenagem aos trabalhadores que fizeram a história de Erechim

No encerramento, será anunciada homenagem a 100 trabalhadores que fizeram a história de 100 anos de Erechim. O ato de reconhecimento à atuação destes cidadãos e cidadãs será realizado na semana de 25 de julho, dia do agricultor familiar.

SERVIÇO:

Seminário Erechim 100 anos: Lutas, conquistas e novos desafios

Convidados:

Professor Anacleto Zanella

Professor Sérgio Schneider

Coordenação: Deputado Altemir Tortelli

Entrega da Medalha do Mérito Farroupilha ao professor Nédio Piran

Data: 25 de maio

Horário: 17 horas

Local: Seminário Nossa senhora de Fátima – Rua Sete de Setembro, 1305 – Erechim

 

Get real time updates directly on you device, subscribe now.