Erechim participa do lançamento oficial do Dia do Desafio 2018 em Carazinho

Evento ocorreu em Carazinho, no dia 15/05, e contou com a presença de representantes de 64 municípios

Nesta terça-feira (15), foi dada a largada para mais uma edição do Dia do Desafio. O lançamento da região Norte do Rio Grande do Sul ocorreu em Carazinho. A cerimonia aconteceu na Unidade do Sesc (Av. Flores da Cunha 1224), contou com a presença de representantes de 64 municípios das abrangências das Unidades de Carazinho, Passo Fundo, Frederico Westphalen e Erechim. O Dia do Desafio pretende estimular, no dia 30 de maio, milhões de gaúchos a mudarem os seus hábitos começando por alterar a rotina e realizar por, pelo menos, 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física entre a zero hora e 20h do dia. Saiba mais em www.sesc-rs.com.br/diadodesafio.

Durante o lançamento, houve a apresentação de dois cases: Fernando Biazus, que contou sobre a importância do equilíbrio entre o trabalho, esporte e família em nosso dia a dia; e Nágila da Silva, representante do município de Paim Filho, que trouxe ideias e possibilidades de atividades para o Dia do Desafio. Após isso, os representantes se reunirão para um brainstorming para debater sobre o DDD, possibilidades de atividades, dúvidas soluções e parcerias. Os participantes foram separados em grupos e todo o material produzido por eles foram reunidos pelo Sesc e será reencaminhado para os municípios, com o objetivo de proporcionar um material diversificado para intervenções no DDD.

Em 2018, são mais de 3 mil cidades do Continente Americano e no RS serão 492 municípios participantes. Além disso, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc realiza a campanha Desafio Social para a arrecadação de calçados esportivos, até 30 de maio, como tênis e chuteiras para crianças e adolescentes. As doações podem ser feitas diretamente em cada Unidade local do Sesc.

O Dia do Desafio acontece em forma de competição saudável entre duas cidades. O município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence. Neste ano, o evento tem algumas novidades como, por exemplo, o tempo de duração dos confrontos entre as cidades. Agora, as disputas saudáveis são de três anos, assim se pretende proporcionar uma maior troca de experiências das ações de esporte e lazer entre os municípios. As duas cidades que competirem entre si geram um percentual de mobilização e farão parte de um ranking dentro da sua categoria. O objetivo é que com isto, ao longo do tempo, os municípios troquem ideias, sugestões, projetos, informações, incentivem uma a outra, para que no ano seguinte, juntas melhorem o seu desempenho neste ranking. As disputas saudáveis entre os municípios pode ser conferida no site www.diadodesafio.org.br. Além disso, existe a modalidade autodesafio, quando a cidade precisa ter uma meta de participação e superar esses atendimentos.

Sobre o DDD – O Dia do Desafio é realizado sempre na última quarta-feira do mês de maio. A data propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. Criado no Canadá, o evento é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. É uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde.

Recentemente, o Governo Federal publicou a Lei 13.645 instituindo o Dia Nacional do Desafio. O Sesc/SP coordena o evento no Continente Americano desde 2000 e, no Rio Grande do Sul, a ação é capitaneada pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc em parceria com as Prefeituras. O convite à atividade física se estende a todos, envolvendo o poder público de cada cidade, as instituições da sociedade civil, empresas, voluntários locais e os próprios participantes.

Comentários estão fechados.