Secretaria de Assistência Social orienta idosos sobre diretos e documentos

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

A Secretaria de Assistência Social orienta os idosos do município ou responsáveis sobre atendimentos para direitos dos mesmos e documentos legais. Conforme explica a secretária da pasta, Clarice Moraes, o intuito é melhorar a informação para as pessoas que buscam diariamente a Assistência Social. “Nós percebemos que há muitos idosos que nos procuram para se informar sobre direitos e documentos, e nossa equipe vai estar sempre preparada para dar esse suporte”, esclarece.

Em geral, são classificadas como idosas, pessoas acima de 60 anos, mas recentemente, devido ao estabelecimento da idade para o início da aposentadoria, esse referencial também passou a ser considerado como de 65 anos. Estas pessoas tem direitos a documentos legais próprios que os identificam como idosos e até mesmo gratuidade em alguns serviços.

Para realizar inscrição no Cadastro Único, que é a porta de entrada para benefícios sociais para famílias de baixa renda, como tarifa social de energia, bolsa família e carteira do idoso, é necessário ir até a Secretaria de Assistência Social na Av. Salgado Filho, 227 ou nos CRAS, levando RG e CPF dos integrantes da família que residem no mesmo endereço e também a conta de luz. O horário de atendimento é das 8h às 13h. Para idosos que necessitam fraldas geriátricas, o responsável pode retira-las levando laudo médico e documento do idoso no Gabinete da Primeira Dama, junto a Secretaria de Assistência Social. Além disso, veja outros serviços e documentos e os locais para solicitar e emiti-los:

Carteirinha para estacionamento em Vaga de Idoso

Diretoria de Trânsito – Rua Anita Garibaldi, 641 – Centro

Carteirinha de Idoso para o Transporte Coletivo

Empresa de Transportes Gaurama – Rua Jerônimo Teixeira, 348 – Centro

Segunda via da Certidão de Nascimento

Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais – Av. Presidente Vargas, 418 – Centro

Identidade

Instituto Geral de Perícias (IGP) – Av. Sete de Setembro, 1251 (anexo ao Seminário de Fátima)

Passagem para viagens para fora do Estado

Rodoviária Intermunicipal – Rua Sergipe, 136 – Bairro Fátima

Passagem para viagens para dentro do Estado

Associação dos Trabalhadores Aposentados, Pensionistas e Idosos do Alto Uruguai do Rio Grande do Sul (ATAPERS) – Av. Uruguai, 333

Em caso de maus tratos à idosos, as denúncias podem ser feitas no Dique 100.

Assessoria de Comunicação Social – ASCOM
Prefeitura Municipal de Erechim

Get real time updates directly on you device, subscribe now.