Histórias cruzadas: Piratuba 70 anos

Assim como Marcelino Ramos e Alto Bela Vista, Piratuba também teve sua história atrelada à construção da estrada de ferro, edificada em meados de 1910, com o objetivo de ligar o sul do país a São Paulo.

O município de Piratuba, um dos 11 municípios no entorno do reservatório da Usina Hidrelétrica Itá, do Consórcio Itá, completa no dia 18 de fevereiro 70 anos de emancipação política-administrativa. Assim como Marcelino Ramos e Alto Bela Vista, Piratuba também teve sua história atrelada à construção da estrada de ferro, edificada em meados de 1910, com o objetivo de ligar o sul do país a São Paulo. O início do vilarejo, surgiu junto ao progresso, quando trabalhadores da empresa Brasil Railway montaram um acampamento no local, surgindo assim a Vila do Rio do Peixe.

Com a finalização da obra, aos poucos a Vila foi crescendo com a chegada de imigrantes italianos e alemães, que passaram a trabalhar nas terras para o sustento familiar. Mas o principal potencial econômico do município começou a ser explorado na década de 70, quando após perfurações frustradas na tentativa de localizar petróleo foi descoberto as águas sulfurosas a 38,6 graus. Não demorou para então se fundar a companhia Hidromineral e a exploração turística ganhar força.

O município possui cerca de 4.786 habitantes (CENSO 2010), mas através do turismo forte e consolidado, e as cerca de 2.500 acomodações na área hoteleira, chega a uma população flutuante de mais de 7.000. Fator que coloca o turismo com a principal base econômica local.

Piratuba também se destaca pela qualidade de vida. De acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) o município situa-se na faixa de Desenvolvimento Humano Alto com a nota de 0,758 (2010), em uma variável de 0 e 1, sendo o 400º maior do Brasil e o 76º maior do estado. Os valores que mais contribuem para o IDH do município é a Longevidade, com índice de 0,829, seguida de Renda, com índice de 0,736, e de Educação, com índice de 0,714.

O município possui 100 propriedades rurais que tiveram suas histórias atreladas ao Consórcio Itá. Os locais sofreram interferência após a formação do reservatório da Usina Hidrelétrica Itá e, através do Programa Vizinhos do Lago, as famílias recebem acompanhamento socioambiental com o objetivo de promover um convívio consciente entre meio ambiente e as atividades rurais. Além disso, as escolas do município também estão no mapa das ações ambientais, sendo atendidas pela equipe de educadores ambientais do Centro de Divulgação Ambiental – CDA do Consórcio Itá.

Para o gerente do Consórcio Itá, Reginaldo de Oliveira, isso é um indicador para que o Consórcio se envolva no atendimento das demandas do município relacionadas à educação ambiental e projetos socioambientais e culturais, reforçando a participação do Consórcio Itá com o desenvolvimento do município.

Piratuba é também o 8º município entre os 11 lindeiros com maior área atingida pelo reservatório da UHE Itá, o que permitiu desde o início da operação um repasse histórico na marca de R$ 1.339.493,45 a título de Compensação Financeira pela Utilização de Recursos Hídricos (CFURH).

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais