Engenharia Elétrica da URI discute a Inteligência na Distribuição de Energia Elétrica

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

O Curso de Engenharia Elétrica da URI promoveu no sábado de manhã, 14, uma palestra online sobre a “Inteligência na Distribuição de Energia Elétrica”, ministrada pelo engenheiro eletricista Filipe Gabriel Carloto, formado pela UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), sócio fundador e CEO da Fox IoT, startup que vem obtendo destaque no desenvolvimento de sistemas de monitoramento e tecnologia para o setor elétrico. A palestra, direcionada à disciplina de Distribuição de Energia Elétrica, foi estendida a todos os alunos e professores do curso.

O Professor Sérgio Bordignon, organizador da palestra, destaca que o assunto é de grande relevância para o setor elétrico e envolve diversas áreas de conhecimento da engenharia elétrica, alinhadas ao conceito “Redes Elétricas Inteligentes”, tais como: desenvolvimento de hardware, sistemas de comunicação, eletrônica, sistemas embarcados, inteligência artificial (IA), sistemas de monitoramento de transformadores (transformadores inteligentes – Smart Transformers), medidores inteligentes, Internet das Coisas (IoT), Veículos Elétricos e outras inovações tecnológicas que vêm sendo utilizadas no mercado de distribuição de energia elétrica.

Além de discorrer sobre todos esses assuntos, o palestrante falou sobre os desafios enfrentados para se tornar um empreendedor nesta disputada área tecnológica.

Para o coordenador do Curso, Cássio Luciano Baratieri, a atividade foi fundamental para evidenciar os aspectos multidisciplinares de agregar “inteligência” às redes elétricas, aproximando vivências técnicas e os desafios do empreendedorismo aos acadêmicos. Ressaltou, ainda, que essas novas tendências estão sendo tratadas no curso desde os primeiros semestres, tanto de forma conceitual quanto prática. A demanda tem surgido devido ao crescimento do mercado de trabalho vinculado à engenharia elétrica, que em pouco tempo, assim como vem ocorrendo em outros países, faltarão profissionais qualificados para atender as novas demandas tecnológicas.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais