Arquitetura e Ciências Biológicas da URI desenvolvem trabalho sobre educação ambiental

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Os Cursos de Arquitetura e Urbanismo e Ciências Biológicas da URI têm a interdisciplinaridade como um princípio, evitando o modo compartimentalizado de ensino, baseado em disciplinas estanques. E por isso desenvolvem projetos e ações que buscam o envolvimento dos estudantes em atividades diversas, vivenciando problemas a serem resolvidos no âmbito profissional.

Nesta perspectiva, durante o 2º semestre, os estudantes matriculados nas disciplinas de Estudos Ambientais e de Planejamento Urbano I, do Curso de Arquitetura e Urbanismo, e de Botânica, do Curso de Ciências Biológicas, estiveram envolvidos em um trabalho interdisciplinar voltado à requalificação da paisagem frontal do Campus I da URI Erechim, por meio da inserção de uma trilha conceitual para a identificação de espécies arbóreas nativas.

A partir do reconhecimento da área de estudo e de levantamentos das espécies arbóreas existentes e de levantamento in loco, os estudantes da Arquitetura desenvolveram diferentes propostas para o espaço, aplicando os conhecimentos técnicos/científicos das disciplinas de Planejamento Urbano e de Estudos Ambientais.

Já os estudantes de Ciências Biológicas realizaram um processo de caracterização das espécies nativas (nome científico, família botânica, distribuição geográfica, importância ecológica, usos, propagação e cultivo e paisagismo) e registro fotográfico, que serviram de base para o trabalho dos grupos da Arquitetura.

Ao todo, foram desenvolvidas cinco propostas que integraram diferentes ideias conceituais. Dentre elas, é possível ressaltar a preocupação que os acadêmicos apresentaram com a conservação das espécies nativas do campus; com o bem-estar dos usuários do espaço; com o desenvolvimento lúdico, recreativo e de equilíbrio que as infraestruturas poderiam oferecer.

A culminância do trabalho aconteceu na segunda-feira, 9, quando os estudantes apresentaram o produto final gerado, em um Seminário realizado pelo Google Meet. O evento contou com a participação de convidados externos ao Curso: professor Alan José Bresolim, Diretor da Escola de Educação Básica; professor Cláudio Zakrzevski, do Núcleo de Sustentabilidade Socioambiental da Universidade; Engenheiro Civil Márcio Lima, da Assessoria de Marketing, Comunicação e Eventos; e Engenheira Ambiental Deisi Balestrin, Diretora de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Erechim.

Além da socialização dos trabalhos produzidos, o evento promoveu o questionamento e a troca de informações sobre as atividades desenvolvidas, quando os convidados ressaltaram a criatividade das propostas.

Segundo as professoras Vanessa T. da Rocha e Sônia B. Zakrzevski, o trabalho possibilitou a integração de conhecimentos conceituais/teóricos sobre Meio Ambiente e Urbanismo com os conhecimentos instrumentais/técnicos elaborados nas disciplinas e também nos semestres iniciais do Curso de Arquitetura e Urbanismo. Ressaltaram, ainda, que o trabalho desenvolvido possibilitou aos futuros arquitetos compreender as características do local de estudo e traduzir as necessidades, expectativas e melhoramentos para a qualidade de vida dos indivíduos, grupos sociais e comunidades. Destacaram também que os trabalhos interdisciplinares são uma estratégia eficiente para preparar os discentes para os desafios da sociedade contemporânea.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais