Acadêmicos de Pedagogia da UFFS conhecem a escola do Sesc de Santo Ângelo

Viagem de estudos permitiu aos futuros professores se inspirarem em locais que desenvolvem a ação pedagógica de modo intencional e consciente

Acadêmicos do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim realizaram, no dia 11 de outubro, uma viagem de estudos para a Escola de Educação Infantil do Sesc – Sesquinho, em Santo Ângelo. Participaram da atividade 42 estudantes da 6ª, 4ª e 2ª fases do curso, acompanhados pela professora Flávia Burdzinski de Souza, da disciplina “Estágio: teoria, metodologia e estratégia”.

Conforme a docente, uma das premissas da disciplina é pensar na organização curricular, na composição de planejamento e planos de aula e, também, na organização de espaços e tempos no cotidiano infantil.

“Neste sentido precisamos nos inspirar em locais que desenvolvem a ação pedagógica de modo intencional e consciente. A Escola de Educação Infantil do SESC – Sesquinho dialoga com os princípios da pedagogia da infância, aspectos ressaltados na formação dos acadêmicos do curso de Pedagogia que estão se organizando para vivenciar momentos de estágios”, explica Flávia.

A visita possibilitou à turma acompanhar o cotidiano de funcionamento de uma escola de Educação Infantil de turno integral, observando como as crianças se relacionam com os espaços e com as situações da jornada escolar.

“Foi um momento para compreender aspectos ligados ao planejamento, à organização dos espaços, seleção de materiais, previsão do tempo, relações estabelecidas entre crianças e adultos e, principalmente, no modo como temos acolhido as crianças, que passam o maior tempo do seu dia na escola”, diz a docente da UFFS. “Foram momentos de trocas e reflexões a fim de conquistar uma Pedagogia mais sensível, participativa e acolhedora com as crianças na escola”, finaliza.

Comentários estão fechados.