Acadêmicos de Pedagogia da UFFS conhecem a escola do Sesc de Santo Ângelo

Viagem de estudos permitiu aos futuros professores se inspirarem em locais que desenvolvem a ação pedagógica de modo intencional e consciente

Acadêmicos do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim realizaram, no dia 11 de outubro, uma viagem de estudos para a Escola de Educação Infantil do Sesc – Sesquinho, em Santo Ângelo. Participaram da atividade 42 estudantes da 6ª, 4ª e 2ª fases do curso, acompanhados pela professora Flávia Burdzinski de Souza, da disciplina “Estágio: teoria, metodologia e estratégia”.

Conforme a docente, uma das premissas da disciplina é pensar na organização curricular, na composição de planejamento e planos de aula e, também, na organização de espaços e tempos no cotidiano infantil.

“Neste sentido precisamos nos inspirar em locais que desenvolvem a ação pedagógica de modo intencional e consciente. A Escola de Educação Infantil do SESC – Sesquinho dialoga com os princípios da pedagogia da infância, aspectos ressaltados na formação dos acadêmicos do curso de Pedagogia que estão se organizando para vivenciar momentos de estágios”, explica Flávia.

A visita possibilitou à turma acompanhar o cotidiano de funcionamento de uma escola de Educação Infantil de turno integral, observando como as crianças se relacionam com os espaços e com as situações da jornada escolar.

“Foi um momento para compreender aspectos ligados ao planejamento, à organização dos espaços, seleção de materiais, previsão do tempo, relações estabelecidas entre crianças e adultos e, principalmente, no modo como temos acolhido as crianças, que passam o maior tempo do seu dia na escola”, diz a docente da UFFS. “Foram momentos de trocas e reflexões a fim de conquistar uma Pedagogia mais sensível, participativa e acolhedora com as crianças na escola”, finaliza.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais