Solturas Experimentais de Peixes acontecerão nos lagos das Usinas de Itá e Machadinho

75

Na próxima quinta-feira, dia 19 de outubro, acontecerão duas campanhas de solturas experimentais de peixes: a primeira no lago da Usina Hidrelétrica Machadinho – Carlos Ermírio de Moraes, e a segunda, no lago da Usina Hidrelétrica Itá. As solturas fazem parte do Programa de Monitoramento e Manejo da Ictiofauna, Condicionante da Licença de Operação das Usinas e foram devidamente autorizadas pelo IBAMA.

A soltura de peixes no lago da Usina Machadinho acontecerá às 10h com acesso pelo Centro de Referência em Desenvolvimento Sustentável (CRDS), em Piratuba. Já no lago da Usina Itá, a soltura iniciará as 14h30 no Balneário de Marcelino Ramos.

Nas duas ocasiões serão soltas espécies de grumatão e piava produzidos pelo Laboratório de Biologia e Cultivo de Peixes de Água Doce (LAPAD/UFSC). No lago da Usina de Itá, também será solta a espécie Suruvi. Os juvenis foram produzidos a partir da reprodução de indivíduos da primeira geração de matrizes selvagens capturados no Alto Rio Uruguai.

Todos os peixes que serão soltos receberam uma marcação química que produz uma marca fluorescente, visível sob microscopia, permitindo o acompanhamento dos resultados da ação através da recaptura dos indivíduos soltos. A soltura é aberta ao público, todos os interessados poderão acompanhar.

Para saber mais sobre o projeto ou informar sobre o recaptura de um peixe Suruvi, ligue para o Centro de Divulgação Ambiental – CDA através da linha verde 0800 645 5800.

 

Você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.