Área de plantio de milho terá aumento na safra 2020/2021 na região do Alto Uruguai

A Emater /RS-Ascar estima um aumento de 6% área de plantio das lavouras de milho na região do Alto Uruguai, com previsão de área de 45,6 mil para safra 2020/2021 hectares, de acordo com levantamento do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Erechim. Mais de 50% da área já foi semeada. Para o milho silagem, com previsão de 15 mil hectares, 60% da área já está plantada.

As lavouras de trigo e de cevada estão em fase de floração. No momento, os produtores realizam tratamentos para controle de pragas e doenças na cultura do trigo. Já as lavouras que não foram afetadas pelas geadas estão com boa expectativa de produtividade, segundo conjuntural da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

O clima, com dias ensolarados e temperaturas altas, da última semana, beneficiaram os hortigranjeiros. As culturas estão com bom desenvolvimento, ocorrendo inclusive sobra de produtos.

Pastagens

Durante a semana anterior, as chuvas abundantes recuperaram as condições de déficit hídrico do solo e as temperaturas variando entre 15 e 25°C permitiram condições melhores de desenvolvimento das pastagens beneficiando a bovinocultura de leite e corte, ainda de acordo com levantamento. As chuvas verificadas nesta segunda feira eliminaram o déficit hídrico.

Bovinocultura de corte

Os produtores estão mais preocupados com as exigências do mercado e com a melhoria genética dos rebanhos visando uma maior produtividade e uma carne de melhor qualidade.

Bovinocultura de leite

Houve ampliação da área cultivada com lavouras de milho para silagem. O mercado está aquecido, com intensa procura por leite pela indústria. A alta demanda pelo produto tem elevado sistematicamente o preço nos últimos meses, o que tem deixado os produtores satisfeitos. Os preços recebidos pelos agricultores em sistemas tecnificados, que produzem leite de alta qualidade e em quantidades maiores, chegam a receber R$ 2,00/litro. Nesta semana, em média, o leite foi comercializado na região do Alto Uruguai a R$ 1,67/litro.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais