Parceria entre o município e URI amplia estudos na área de fruticultura  

Na última sexta-feira, 14, o secretário da Agricultura, Leandro Basso e sua Equipe de Fomento, através do médico veterinário Everton Guterres e a acadêmica de Agronomia da Universidade Federal da Fronteira Sul, Janice Betier, realizaram a entrega de 238 mudas frutíferas à Universidade Regional Integrada, campus II.

Entre as mudas estão o caqui, pêssego das cultivares Eragil e Dourado, Ameixa das cultivares Fortune e Letícia e figo, doação referente a contrapartida do Município de Erechim em parceria com o curso de Agronomia, representado na oportunidade pelos professores Antônio Sérgio do Amaral, coordenador de Ciências agrárias e Amito José Teixeira, coordenador do Curso de Agronomia e o estagiário Ricardo Santolin.

Como contrapartida da universidade está a cedência de uma área para a execução de um projeto de pesquisa relacionada a fruticultura, tendo como motivação o melhor entendimento das características de produção destas cultivares em nossa região.

A área terá cerca de 1 hectare e poderá ser utilizada tanto para estudantes dos cursos das áreas rurais, como pela Pasta da Agricultura para a organização de dias de campo para demonstrações para os produtores da região e divulgação dos resultados obtidos.

De acordo com o secretário Basso, o objetivo deste projeto é a aproximação entre o produtor rural e seus familiares, futuros sucessores da Universidade, para que o conhecimento gerado através das pesquisas chegue ao produtor.

“A parceria entre o Poder Público e a universidade visa aproximar conhecimento e tecnologia na cadeia produtiva de alimento, visto que é importante ter espaços de demonstração para mostrar a viabilidade de fruticultura por pequena e média propriedade. Culturas permanentes são menos agressivas ao meio ambiente. Erechim já possui alguns produtores engajados na produção de frutas, mas o mercado consumidor indica que podemos ampliar a área plantada”, finaliza.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais