Produtores e estudantes buscam curso em Armazenagem de Grãos em Erechim

Um grupo, integrado por produtores da região do Alto Uruguai e dos municípios de Nova Alvorada e Campo Novo, e estudantes do Colégio Agrícola Estadual Ângelo Emilio Grando de Erechim, iniciou o curso de Secagem e Armazenagem de Grãos, nesta terça-feira (16/07), no Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim (Cetre). Os participantes receberam as boas-vindas do gerente do escritório regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Gilberto Tonelo, do coordenador do Cetre, Jorge Silvano Silveira e do coordenador do curso e instrutor, Carlos Alberto Angonese. Tonello destacou a importância do conhecimento, da infraestrutura oferecida pelo Cetre, da sucessão familiar, da assistência técnica e extensão rural prestadas de forma gratuita pela Emater/RS-Ascar e desejou a todos um bom curso.

Após a abertura, os participantes expuseram suas expectativas em relação ao curso, como por exemplo, a busca pelo conhecimento, aperfeiçoamento, e ações na condução para manter a qualidade do grão. Eles também relataram a situação em armazenagem de grãos em suas propriedades, capacidade armazenadora das unidades, e de como pretendem usar o aprendizado em suas propriedades.

O curso tem duração de três dias e será ministrado pelos instrutores Carlos Angonese, Antônio Pandolfo, Claudio Kochhann, Waldir Machado e Murilo Correa Marcon. Serão repassadas orientações sobre o grão, secagem do grão, manejo integrado de pragas e roedores, armazenagem de grãos – aspectos construtivos, aeração, fungos e micotoxinas, comercialização, entre outros assuntos. Também integra a programação do curso uma visita pedagógica em unidades de armazenagem.

Silo Secador de grãos na propriedade

O objetivo do silo é proporcionar a secagem e armazenagem de grãos na propriedade rural, mantendo a qualidade (propriedades nutritivas) dos produtos e diminuindo perdas quantitativas. As unidades podem ser utilizadas para secar diversos tipos de grãos com baixa temperatura (ar natural) e proporciona aeração durante o armazenamento (com resfriamento, mantendo a qualidade do produto).

Vantagens do sistema

Proporciona autonomia nos negócios (mantendo o grão na propriedade, reduz perdas qualitativas e quantitativas, reduz taxa de secagem, armazenagem e expurgo, evita frete externo, utiliza os fragmentos e outras sementes na

propriedade e agrega valor ao produto. Outras vantagens são o baixo curso para construção, tecnologia limpa, tamanhos diversos, instalação simplificada e manejo fácil.

A Emater/RS-Ascar elabora os projetos técnicos. O produtor também pode buscar linhas de crédito especifica.

Outros cursos

Além do curso de Secagem e Armazenagem de Grãos, o Cetre oferece curso de Boas Práticas de Fabricação, de Bovinocultura de Leite; Panificação e Processamento de Farináceos (pães); Panificação e Processamento de Farináceos (biscoitos e bolachas); Citricultura; Produção Artesanal de Bolos e Tortas; Massas Frescas e Salgados; Gestão de Agroindústria, Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares, Dieta da Vaca Leiteira e Empreendedorismo e Desenvolvimento para a Juventude Rural. Apoiam a iniciativa o Sicredi e a Cresol.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3321-0973 ou site www.emater.tche.br

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais