Situação das barragens gaúchas será discutida em Erechim

Audiência pública visa discutir a segurança das barragens da região para propor ações no âmbito do legislativo estadual

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, realiza audiência pública em Erechim na próxima semana. O encontro marcado para a sexta-feira (24), às 14h, na Câmara de Vereadores, proposta pelo deputado Paparico Bacchi (PR), integra o cronograma de ações da Subcomissão das Barragens, criada com o objetivo diagnosticar problemas e encaminhar soluções na área de segurança das represas gaúchas.

O encontro deverá reunir deputados, prefeitos, vereadores, secretários municipais, representantes de órgãos governamentais e empresas que exploram os recursos hídricos, bem como de entidades ligadas ao movimento da população ribeirinhas atingidas pelas barragens, além de autoridades estaduais e nacionais.

O deputado Paparico Bacchi (PR) é o proponente e relator da subcomissão. Os deputados Franciane Bayer (PSB), Edegar Pretto (PT), Silvana Covatti (PP) e Vilmar Lourenço (PSL), também integram o grupo parlamentar.

O deputado Paparico Bacchi, destaca que nesta primeira audiência pública, serão debatidos aspectos ligados à segurança das barragens, principalmente as da região Norte, como a barragem de Machadinho, de Itá e de Entre Rios do Sul. Já no dia 3 de junho, em Porto Alegre, será realizado mais uma audiência, inclusive com a presença de autoridades vinculadas a órgãos fiscalizadores, para oportunizar participação de todos no Estado nesse debate que depois da tragédia de Brumadinho se tornou preocupação nacional.

No roteiro de ações da Subcomissão das Barragem, também estão previstas visitas técnicas. O trabalho parlamentar que iniciou em março, tem 120 para conclusão, com apresentação de um relatório, que será apreciado pelos membros Comissão de Saúde e Meio Ambiente do Parlamento gaúcho.

Comentários estão fechados.