Emater/RS-Ascar leva curso de Citricultura até produtores do Norte do Estado

A Emater/RS-Ascar realizou curso de Citricultura Básica para produtores de Aratiba, na terça e quarta-feira (15/05 e 16/05), na comunidade Liso. Esta edição do curso foi realizada dentro do processo de descentralização do curso, que é ministrado no Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim (Cetre) nos módulos I, II e III, com objetivo de proporcionar mais facilidade aos produtores. A descentralização do curso é realizada por meio de uma parceria envolvendo a Emater/RS-Ascar, o Cetre, a Cooperativa Central de Comercialização da Agricultura Familiar de Economia Solidária (Cecafes), a Prefeitura de Aratiba, Sicredi, Cresol e empresa Firmenich.

O conteúdo teórico e prático vem sendo repassado por um grupo de extensionistas da Emater/RS-Ascar, integrado por Clair Bertussi, Jair Griebler, Ivonir Biesek e Douglas Dal Piva, sob a coordenação de Nilton Cipriano Dutra de Souza. Durante os dois dias, foram repassadas orientações técnicas para implantação de pomares que vão desde o planejamento, uso de mudas de qualidade, correção do solo, variedades, espaçamento, doenças e pragas, entre outros temas de manejo adequado para se obter um pomar com frutos de qualidade e rentável.

Além de Aratiba, neste processo de descentralização também foram capacitados produtores dos municípios de Marcelino Ramos e Mariano Moro. Para a próxima semana está prevista mais uma edição do curso no município de Alpestre. No final do curso, os participantes recebem certificados.

Abertura – Os produtores receberam as boas-vindas do prefeito de Aratiba, Guilherme Granzotto, do gerente regional do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Gilberto Tonello, que esteve acompanhado do adjunto, Marcos Gobbo, do coordenador do curso Nilton Cipriano Dutra de Souza, do presidente da Cooperativa Cecafes, Roberto Balen, e do padre Dirceu Balestrin, entre outros. A importância das parcerias na realização do curso e o repasse do conhecimento e informações foram destacados como fundamentais para os produtores.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais