IFRS receberá inscrições para o processo seletivo de estudantes

Todos os cursos são gratuitos. No Campus Erechim, são seis opções de cursos técnicos, para quem já cursou ou está cursando o Ensino Médio

Terão início nesta quinta-feira, 18 de abril de 2019, as inscrições do Processo Seletivo de estudantes 2019/2 do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). No Campus Erechim, são ofertadas vagas em cursos técnicos (concomitantes e subsequente ao Ensino Médio), para ingresso no segundo semestre de 2019. Os documentos que fornecem informações, orientações e conteúdos programáticos das provas (chamados de editais) já estão publicados no site de ingresso do IFRS.

Confira os cursos ofertados no Campus Erechim:

Curso técnico em Alimentos (subsequente ao Ensino Médio)

Curso técnico em Finanças (subsequente ao Ensino Médio)

Curso técnico em Logística (subsequente ao Ensino Médio)

Curso técnico em Mecânica (subsequente ao Ensino Médio)

Curso técnico em Modelagem do Vestuário (subsequente ao Ensino Médio)

Curso técnico em Produção de Moda (concomitante ao Ensino Médio)

Sobre as inscrições

As inscrições para o Processo Seletivo vão de 18 de abril até 8 de maio de 2019. Poderão ser realizadas pelo site de ingresso. Quem não tiver acesso a computador pode dirigir-se até o campus pretendido e realizar a inscrição em terminais disponíveis para este fim. O Campus Erechim localiza-se na rua Domingos Zanella, 104 – Bairro Três Vendas.

Todos os cursos do instituto são gratuitos, e para ingressar é preciso participar de um processo de seleção (veja abaixo como funciona). O Processo Seletivo tem uma taxa de inscrição de R$ 35,00 (trinta e cinco reais) para os cursos técnicos.

As provas serão aplicadas em 2 de junho de  2019.

>> Como funciona a seleção:

Cursos concomitantes ao Ensino Médio

Os cursos concomitantes oferecem formação técnica profissional para os alunos que estão cursando o Ensino Médio em outra instituição de ensino e desejam complementar a formação.

Neste processo de seleção, os dois cursos concomitantes ao Ensino Médio ofertados pelo IFRS terão seleção por sorteio público. O candidato deve fazer a inscrição no período determinado (18/4 a 8/5/2019), por meio do site de ingresso do IFRS.

Saiba mais em:

Cursos concomitantes ao Ensino Médio – Edital nº 17/2019

Cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio

Os cursos subsequentes oferecem formação técnica profissional para os alunos que já concluíram o Ensino Médio.

No momento de inscrever-se para essa modalidade no processo seletivo, o estudante pode optar por uma das alternativas: ingresso mediante “prova e nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”; apenas por “nota do Enem”; ou “somente prova”. No caso de optar pela nota do Enem, ele deve indicar o ano que deseja o aproveitamento (de 2013 até o atual). No caso de optar pela prova, o candidato vai prestar um exame de seleção com 40 questões objetivas que visam à avaliação dos conhecimentos adquiridos nas matérias do núcleo comum do Ensino Médio (Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias).

Saiba mais em:  

Cursos subsequentes ao Ensino Médio – Edital nº 18/2019

>> É de responsabilidade dos candidatos a leitura atenta dos editais e seus anexos. Mais informações no site de ingresso do IFRS.

Como se preparar para o Processo Seletivo 2019/2

simulado a distância (EaD) Pré-IFRS é gratuito e foi pensado para preparar os candidatos interessados em ingressar nos Processos Seletivos do #mundoIFRS. Para mais informações acesse: www.ifrs.edu.br/ensino/ead/pre-ifrs/

Datas importantes do Processo Seletivo 2019/2

Data Evento
18/04 a 08/05/19 Período de Inscrições
09/05/19 Limite para pagamento da taxa de inscrição no sistema bancário
17/05/19 Divulgação dos candidatos homologados
27/05/19 Divulgação dos locais de prova
02/06/19 Prova

Dúvidas: [email protected]

Todas as informações e orientações podem ser acompanhadas pelo site ingresso.ifrs.edu.br

Comentários estão fechados.