Ações de conscientização marcam ‘Dia da Voz’ em Charrua

Para marcar o “Dia Mundial da Voz”, comemorado em 16 de abril, a Prefeitura de Charrua, por meio da Secretaria da Saúde e Assistência Social, promoveu, nesta terça e quarta-feira (16 e 17/04), uma série de atividades para conscientizar a população sobre os hábitos saudáveis para a manutenção da voz e a importância destes cuidados para a promoção da saúde.

As ações orientadoras foram realizadas em escolas, estabelecimentos comerciais, locais públicos e nos grupos desenvolvidos pela secretaria e repassadas pela fonoaudióloga da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Cidade Alta, Genyana Peliser. Cada participante recebeu uma maçã e um copo de água – principais aliados na proteção da voz -, como forma de incentivar o seu consumo, e também um panfleto com dicas úteis.

“A celebração do “Dia da Voz” representa uma oportunidade de disseminar conhecimento, orientar a população, promover ações de saúde e reforçar os cuidados necessários para evitar riscos ocupacionais que afetem a qualidade de vida e a própria sobrevivência do indivíduo”, ressalta a fonoaudióloga, destacando que a população deve ficar atenta a possíveis sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças. “Qualquer alteração vocal, procure um profissional especializado”, alerta Genyana.

A secretária da Saúde e Assistência Social, Nilva Rebelatto, explica que a abordagem da população ocorreu de forma diferente, neste ano. “Foram disseminadas informações, principalmente, onde a voz assume grande importância nas funções profissionais, como para professores, comerciantes e servidores municipais”, ressalta.

Comentários estão fechados.