Ações de conscientização marcam ‘Dia da Voz’ em Charrua

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Para marcar o “Dia Mundial da Voz”, comemorado em 16 de abril, a Prefeitura de Charrua, por meio da Secretaria da Saúde e Assistência Social, promoveu, nesta terça e quarta-feira (16 e 17/04), uma série de atividades para conscientizar a população sobre os hábitos saudáveis para a manutenção da voz e a importância destes cuidados para a promoção da saúde.

As ações orientadoras foram realizadas em escolas, estabelecimentos comerciais, locais públicos e nos grupos desenvolvidos pela secretaria e repassadas pela fonoaudióloga da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Cidade Alta, Genyana Peliser. Cada participante recebeu uma maçã e um copo de água – principais aliados na proteção da voz -, como forma de incentivar o seu consumo, e também um panfleto com dicas úteis.

“A celebração do “Dia da Voz” representa uma oportunidade de disseminar conhecimento, orientar a população, promover ações de saúde e reforçar os cuidados necessários para evitar riscos ocupacionais que afetem a qualidade de vida e a própria sobrevivência do indivíduo”, ressalta a fonoaudióloga, destacando que a população deve ficar atenta a possíveis sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças. “Qualquer alteração vocal, procure um profissional especializado”, alerta Genyana.

A secretária da Saúde e Assistência Social, Nilva Rebelatto, explica que a abordagem da população ocorreu de forma diferente, neste ano. “Foram disseminadas informações, principalmente, onde a voz assume grande importância nas funções profissionais, como para professores, comerciantes e servidores municipais”, ressalta.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais