São Valentim realiza Seminário de Bovinocultura de Leite e 11º Clube da Bezerra

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

O 11º Seminário Municipal de Bovinocultura de Leite e a 11ª edição do Clube da Bezerra de São Valentim, visando valorizar a genética e incentivar a criação da bezerra, reuniu mais de cem produtores, na sexta-feira (14/02), no CTG Ronda Crioula. O evento foi promovido pela Prefeitura e Emater/RS-Ascar, em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), com patrocínio do Banrisul e diversos outros parceiros. O evento integra a programação de aniversário dos 61 anos do município.

Na parte da manhã, foram realizadas as palestras técnicas. O extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Oberdan Scolari, palestrou sobre o tema qualidade do leite, destacando um conjunto de ações de boas práticas que passam pela propriedade, bem como os desafios da atividade e sanidade animal. “O produtor tem que ter uma visão da propriedade como um todo”, reiterou. Também chamou atenção para a legislação, com ênfase nas Instruções Normativas 76 e 77 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A médica veterinária, da Inspetoria Veterinária da Defesa Agropecuária, Marina Verrasso, falou sobre zoonoses, com foco na inter-relação entre saúde humana, animal e ambiental. Observou ainda, a importância de cuidados de prevenção de doenças como a tuberculose e a brucelose.

Cesar Luis Albertone, fiscal estadual agropecuário, reforçou as orientações voltadas para a sanidade animal e as ações da campanha da febre aftosa, que vem sendo desenvolvidas pela Seapdr.

A programação prosseguiu à tarde, no Parque de Máquinas, com o julgamento das bezerras. Trinta e quatro animais de 23 produtores participaram da competição. Os animais foram avaliados pelo integrante da Associação Catarinense de Bovinos, Guilherme Santa Catarina.

Abertura Oficial

O evento foi aberto com a presença do prefeito Cleomar Scandolara, vice-prefeito Clacir Rigo, secretário municipal da Agricultura, Edegar Regoso, gerente do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Gilberto Tonello, vereadora Solange Botini, representando o Poder Legislativo, presidente do Sindicato Unificado dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Sutraf) de São Valentim, entre outros. O prefeito agradeceu às parcerias, aos produtores e destacou investimentos em infraestrutura no município na área da agricultura e em outros segmentos da Administração.

Gilberto Tonello agradeceu em nome da Emater/RS-Ascar à prefeitura, aos patrocinadores Banrisul e Sicredi e aos demais apoiadores do evento. Tonello destacou a importância da atividade leiteira para as famílias rurais, tanto economicamente como socialmente. “Todos nós temos o mesmo objetivo de

levar à família rural condições que possam gerar produção e renda e qualidade de vida”, disse Tonello. O fiscal estadual agropecuário da Inspetoria de Defesa Agropecuária da Seapdr, Cesar Albertoni, agradeceu e destacou a campanha da febre aftosa e outras ações que vem sendo realizadas pela Secretaria.

A equipe do Escritório Municipal reforçou os agradecimentos à prefeitura, através de suas secretarias, de modo especial, da Agricultura e Obras, às entidades promotoras do evento, produtores e a todos que se envolveram na realização do evento. As demais lideranças também ressaltaram a importância do evento para capacitação dos produtores e para o desenvolvimento do município.

Resultados do julgamento das bezerras:

Categoria Jersey (4 a 7 meses)

1º lugar – Altair Scatolim

2º lugar – Volmir Capeli

3º lugar – Nadir Gaik

Categoria Jersey (7 a 10 meses)

1º lugar – Cedenir Spegiorin

2º lugar- José de Souza

3º lugar- Evandro Perondi

Categoria Raça Holandesa (4 a 7 meses)

1º lugar- Gilmar Bertoldi

2º lugar – Altair Scatolin

3º lugar Augusto Forati

Categoria Raça Holandesa (7 a 10 meses)

1º lugar: Evandro Cagol

2º lugar Givanildo Spegiorin

3º lugar: Altair Scatolim

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais