Espécie semelhante a água viva é encontrada no lago da Usina de Itá

Um vídeo encaminhado por uma ouvinte da Atual FM chamou a atenção nas últimas horas depois dela capturar na lago da usina hidrelétrica de Itá, próximo da ponte entre Santa Catarina com o Rio Grande do Sul, um animal com as mesmas características da água viva encontrada no mar.

A professora da UnC/Concórdia, Elisete Barp, após receber as imagens fez uma pesquisa e conseguiu apontar que o “organismo” capturado no lago da usina de Itá faz parte da família da água viva. Entretanto, no caso específico de Concórdia, a bióloga explica que esse tipo de medusa não tem “as células urticantes”, ou seja, não causas nenhum tipo de queimaduras.

Elisete disse ainda que essa espécie de animal é comum de ser encontrada em lagos de água doce, barragens e poços. O animal prefere água calma e em períodos mais quentes a reprodução aumenta consideravelmente, ficando mais fácil de serem visualizadas.

Através do vídeo é possível observar mais claramente o animal se movimentando. A pesquisa foi feita no livro Brusca, R. C. & Brusca, G. J. Invertebrates. Sinauer Associates, 2007.

Fonte: Portal de Marcelino Ramos 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais