1º Filó Natalino Italiano em Barra do Rio Azul

O Filó era um encontro de famílias, que se reuniam para rezar, cantar, jogar, contar causos. Com objetivo de recordar os costumes e manter presente a memória dos tempos antigos, a Prefeitura de Barra do Rio Azul promoveu  na quarta-feira, 11 de Dezembro, o 1º Filó Natalino Italiano.

Uma noite marcada pela integração entre a comunidade, a cultura e seus valores. A Recepção aconteceu em frente a Igreja Matriz Nossa Senhora Medianeira com muita cantoria a cargo do grupo Stella de Pietra. Em seguida iniciou a caminhada em direção ao Centro de Eventos.

As pessoas participaram com roupas típicas caracterizando o Filó. Carregando lampiões entre outros símbolos, envolvidos num clima de passado. Durante a caminhada o destaque ficou por conta do carro alegórico que lembra a bebida típica da etnia italiana, o Vinho, servido nos encontros de famílias. Na Praça São Miguel, junto ao Mirante, a parada foi para degustar produtos do Vinhedo Soliman, e acompanhamentos de polenta brustolada, queijo, salame, degustação dos produtos como a grappa, um bom vinho e cachaça. Seguindo a caminhada até o Centro de Eventos, onde ocorreu as apresentações artísticas e servido as comidas típicas.

Destaca-se a presença e as apresentações dos grupos de idosos que abrilhantaram a festa, além de grupos italianos do município e de outras cidades. O grupo Stella De Pietra de Itá SC animou e cantou músicas da etnia italiana, entre outras.

O 1º Filó Natalino Italiano em Barra do Rio Azul ficou marcado por momentos de diversão e emoção, alegria, além de uma volta ao passado, trazendo para o presente uma história de vida que não podemos esquecer. Quem participou do Filó teve a oportunidade de vivenciar o resgate da cultura trazida pelos imigrantes italianos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais