Produtores de Barra do Rio Azul doam 4,4 toneladas de laranja para o Mesa Brasil Sesc Erechim

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

O Núcleo de Citricultores de Barra do Rio Azul, em conjunto com a Emater/RS-Ascar, através do Escritório Municipal fez a doação de 4,4 toneladas de laranja valência para o programa Mesa Brasil Sesc de Erechim. Nesta terça-feira (15/09) foi repassada a segunda remessa de 2,1 toneladas. A primeira, de 2,3 toneladas, foi entregue no dia 12 de agosto. A doação da fruta foi feita por 15 produtores do município e foi recebida pela assistente social Clari Ratkiewicz, que juntamente com a nutricionista Tarline Feihrmann, são as responsáveis técnicas do programa Mesa Brasil Sesc Erechim. O programa atende mensalmente 41 entidades sociais de Erechim e região do Alto Uruguai que contribuem com refeições de milhares de pessoas. Participaram da entrega os extensionistas rurais Jair Zorzanello e Leia Hausen.

Clari agradeceu à Emater/RS-Ascar, aos produtores e ao Núcleo de Citricultores, em nome do Mesa Brasil Sesc. Ela destacou a importância da doação que beneficiará muitas famílias. São frutas recém colhidas e com importante valor nutricional e vão beneficiar muitas entidades que farão o repasse para famílias em vulnerabilidade social. Segundo ela, esta é a primeira vez que o programa recebe um grande volume de doação da fruta diretamente de agricultores. Além da doação, Clari agradeceu a entrega na sede do programa em Erechim, que está localizada na Rua Silveira Martins, 583, facilitando a logística desta rede de solidariedade.

A assistente social observou que o Mesa Brasil atua com ações educativas direcionadas ao público beneficiado pelas entidades. “Esperamos nesta área também contarmos com a parceria da Emater”, adiantou. Segundo ela, são oferecidos cursos, ministradas palestras e oficinas com o aproveitamento dos alimentos para as entidades cadastradas.

O extensionista Jair Zorzanello agradeceu em nome da Emater/RS-Ascar aos produtores, ao Núcleo de Citricultores e aos parceiros que apoiaram a ação e o transporte. “Nós organizamos e mobilizamos os produtores para esta ação solidária e contamos com a participação efetiva deles”, observou. Ele salienta que outros municípios poderiam aderir a esta iniciativa doando alimentos ao Programa.

Além de doação de alimentos, o programa recebe material de higiene e limpeza e as doações podem ser feitas na sede do programa por qualquer cidadão, pessoa física ou jurídica.

A Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), através de diversas ações de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) incentiva e orienta famílias sobre a produção de alimentos para autoconsumo, bem como para a venda de excedentes, contribuindo desta forma para segurança alimentar e nutricional, bem como para a inclusão social das famílias em vulnerabilidade social.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais