Colégio São José celebra resultado de seus estudantes no Enem 2019

Instituição de ensino obteve o melhor resultado entre as escolas de Erechim em atividade, em 2020

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é a principal forma de acesso ao Ensino Superior no Brasil,também serve para avaliar a qualidade do Ensino Médio no país. No final de junho o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira)divulgou o desempenho das escolas de todo o país, e o Colégio Franciscano São José obteve o melhor desempenho na Redação e na Média Geral das escolas de Erechim que se mantêm em atividade em 2020.

Para o professor de Língua Portuguesa e Produção Textual, Cristiano Oldoni, o desenvolvimento das competências relacionadas à produção do texto dissertativo-argumentativo, gênero abordado na redação do ENEM, envolve a mobilização de várias habilidades dos estudantes, como o uso da norma culta da língua e o emprego de recursos linguísticos adequados à construção da argumentação. Além disso, é esperado, no exame, que a temática sugerida seja vista e compreendida a partir de uma perspectiva que possibilite a problematização; assim, não somente é necessário que sejam selecionados fortes e pertinentes argumentos, mas também que se envolvam as variadas áreas do conhecimento humano – o que, em tese, é pauta de todos os componentes curriculares. Isso significa que produzir um bom texto exige a abordagem crítica da própria aprendizagem e uma visão de mundo que aponte para soluções e intervenções que melhorem a realidade, que tornem o mundo melhor e a vida mais visível”, acrescenta.

O professor Cristiano destaca ainda que os pressupostos de uma educação para autonomia, tão prezados pelo Colégio Franciscano São José, tornam-se concretos com o sucesso dos estudantes no dia a dia e, pontualmente, em exames como o ENEM. Perceber que, ao fim do Ensino Médio, construída uma bela trajetória na educação e na formação de nossos jovens, alcançamos o pleno desenvolvimento de suas competências, é motivo de orgulho e satisfação. Em especial, é também reconfortante perceber que possibilitamos aos nossos estudantes o aperfeiçoamento de suas habilidades no trato com a linguagem e na produção de textos, o que é um grande privilégio, pois representa um contato e uma interação mais humana com o mundo e com o outro”, completa.

“Essa conquista é mais um indicador que demonstra a qualidade do trabalho desenvolvido por uma equipe de profissionais séria e comprometida, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio. Estamos muito felizes e parabenizamos nossos estudantes, professores e coordenações pedagógicas pelo desempenho, destaca a diretora geral, Ir. Silvana Arboit.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais