Visita a Usina Hidrelétrica Itá completa atividades do III Fórum Ambiental

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Na sexta-feira, dia 13, cerca de 30 pessoas participaram da visita ao Centro de Divulgação Ambiental e a Usina Hidrelétrica Itá para conhecerem os programas socioambientais e a geração de energia. A atividade encerrou o III Fórum Ambiental promovido pela Universidade do Contestado (UnC) de Concórdia, a ENGIE, o Consórcio Itá e o Consórcio Machadinho. O Fórum reuniu mais de 200 pessoas para discutirem o tema “Desenvolvimento Sustentável: Eficiência Energética”.

Para o gerente de Meio Ambiente e Responsabilidade Social da ENGIE Brasil Energia, José Lourival Magri, a parceria para realização do evento faz parte de uma política de incentivo ao desenvolvimento das comunidades aonde a empresa está inserida. “Sustentabilidade faz parte do dia a dia da ENGIE e poder expandir essa área de discussão, juntamente com a sociedade, por meio da academia é um dos nossos objetivos com a Semana do Meio Ambiente e Sustentabilidade”, explica.

Um dos assuntos discutidos durante o fórum foi a geração de energia solar. Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estima que o país terá 700 mil residências produzindo a energia que consomem até 2024. De acordo com o palestrante e superintendente da ENGIE Geração Solar Distribuidora, Dr. Rodrigo Kimura, o sistema fotovoltaico é uma das formas mais democráticas de geração de energia. “É muito simples, basta você ter um lugar ao sol, instala-se um painel e você já está gerando a sua energia. A energia excedente vai para rede e se torna crédito para ser usado em até cinco anos”, explica.

Também foram abordados temas como Políticas de Eficiência Energética no Governo Federal e principais resultados do projeto Eficiência Energética em Edificações; O Papel das Cidades nas Mudanças Climáticas; Energia e Sustentabilidade; E o próprio conceito de Ideia e Estratégia Sustentável.

 

Temática

A temática do Fórum Ambiental vem ao encontro dos objetivos para o desenvolvimento sustentável elencados pela Organização das Nações Unidas e também das metas do Acordo de Paris (COP21) para combater as mudanças climáticas.

 

 

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais