Poder Público de Aratiba oferece à população Balcão de Empregos

Diante da realidade brasileira, de um país com aproximados quatorze milhões de desempregados, fica até difícil falar do valor e da importância do trabalho. Ele é um dos instrumentos que dignifica a pessoa e a dá condição de vida digna. Constitui uma das formas de sustentação econômica dos cidadãos. Estando sem trabalho, eles ficam fragilizados, inclusive psicologicamente e até perdem o rumo.Trabalhar significa cuidar da vida e possibilitar a elevação da autoestima do trabalhador e o progresso da vida humana. Não é saudável uma sociedade que explora o trabalhador e endeusa a riqueza de forma desonesta. Os frutos do trabalho devem ser socializados, dando oportunidade de vida para todos, superando uma realidade em que grande parte da população passa fome.

A importância do trabalho deve coincidir com a justiça e o direito que o acompanham. Baseado na doutrina da justiça social, todo bem próprio e acumulado deve ser socializado, isto é, ter função social, disponibilizando trabalho para quem dele necessita. É uma questão até de direito dentro de uma sociedade bem organizada e preocupada com a prosperidade de sua população.O trabalho tem sido sacrificado com a forma de gestão do nosso país. O enfraquecimento da economia familiar, a concentração econômica das atividades do agronegócio, o crescente e constante desaquecimento da indústria têm ocasionado forte crescimento do desemprego. Enxergamos um momento de sofrimento da população, formando uma cultura de desespero e refletindo na violência.O desânimo causa comodismo endêmico e vida subumana, engrossando as fileiras daqueles que não conseguem produzir nem o necessário para sua sobrevivência e vivem subjugados no mundo do sofrimento. Sem trabalho o país caminha naufragado e refém de todo tipo de conflito interno e sem paz. Ainda é tempo de recomeçar e “avançar para águas mais profundas” (cf. Lc 5,4), no dizer de Jesus. Disponível em:  http://www.cnbb.org.br/importancia-do-trabalho/Acesso em: 13 jul.2018.

A relação do homem com as questões que envolvem a sobrevivência e a manutenção das necessidades básicas é crucial para que o mesmo desempenhe sua função social e humana com dignidade e paz.

Pensando nos munícipes que temporariamente enfrentavam as dificuldades e tinham sua condição ameaçada por falta de dinheiro e oportunidade, o Poder Público Municipal oferece à população Aratibense a Central de Empregos ( Balcão de Empregos).

Em 18 meses, a Central de Empregos (Balcão de Empregos) que atua junto da Prefeitura Municipal e coordenada pelo Sr.João Zignani, oportunizou que 130 Aratibenses pudessem se empregar em diferentes empresas da região, sendo Erechim,  Aratiba e Seara.

AS EMPRESAS PARCEIRAS E QUE EMPREGARAM PESSOAS EM NOSSA REGIÃO:

EMPRESA EMPREGADORA Nº DE  EMPREGADOS
PECCIN42
AURORA12
ENCUBATÓRIO9
SERIBAND3
ELEVITÁ31
MATTÉ3
JBS12
OUTRAS EMPRESAS18
TOTAL DE EMPREGOS GERADOS130

FONTE: Prefeitura Municipal de Aratiba ( Balcão de Empregos, 2018).

Para que os munícipes possam frequentar seus locais de trabalho, o Poder Público Municipal, licitou transporte para os trabalhadores e beneficiados pela oportunidade de emprego. Com isso as despesas de locomoção se tornam irrisórias e possíveis de serem administradas pelos empregados. A oportunidade de terem transporte diário e com horário compatível, garante segurança, menores despesas, locomoção garantida, descanso no trajeto, e a certeza de que diariamente poderão usufruir de seu trabalho.

Segundo o  Secretário Adjunto, João Zignani, nos primeiros três meses a procura por emprego era de aproximadamente 150 pessoas na lista de espera. Com as tratativas e constantes visitas as empresas, surgiu a possibilidade de parcerias e compromissos assumidos e conforme as vagas foram surgindo, as entrevistas e fixações foram ocorrendo,  ficando a critério das empresas a seleção dos funcionários, garantindo que atualmente  130 pessoas se encontrem na ativa e tendo sua renda mensal fixa garantida.

 

Comentários estão fechados.