Itatiba do Sul realiza 2º Concurso da Terneira e 7º Encontro de Produtores de Leite

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

A prefeitura de Itatiba do Sul e a Emater/RS-Ascar promoveram o 2º Concurso da Terneira e o 7º Encontro de Produtores de Leite, na sexta-feira (12/04), no Ginásio Municipal de Esportes. Na oportunidade ocorreu o lançamento do Programa Municipal do Leite. Os eventos integram a programação festiva de aniversário de 54 anos do município.

Na parte da manhã, a programação foi marcada pelas palestras sobre Tuberculose, ministrada por Lucimar Lima Martins, da Inspetoria Veterinária, e sobre Melhoramento Genético, pelo médico veterinário Fabricio Velho. Foi enfatizada a importância do manejo reprodutivo do gado leiteiro e de corte, da sanidade e da genética, visando um rebanho com sanidade e maior rendimento econômico.

Após as palestras, os participantes assistiram um vídeo institucional. Na sequência, ocorreu a abertura do evento, com a participação da prefeita Adriana KátiaTozzo, do vice-prefeito Gentil Zati, da presidente da Câmara de Vereadores, Paulina Dias, do gerente adjunto do Regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Marcos Gobbo, entre outras lideranças.

A prefeita parabenizou os produtores, destacou a parceria com a Emater/RS-Ascar e o Poder Legislativo, e lembrou algumas ações que vêm sendo executadas pelo Executivo e outras que serão implementadas através do Programa Municipal de Leite, como por exemplo o subsídio que os produtores que aderirem ao programa terão no preço do litro do leite.

Marcos Gobbo, em nome da Emater/RS-Ascar, agradeceu a parceria com a prefeitura e demais entidades e destacou a importância dos eventos para qualificar a atividade leiteira. “A produção leiteira é fundamental na garantia de renda mensal na propriedade e o programa municipal será importante para incentivar o produtor a ficar no campo”, disse, ao ressaltar que a Emater/RS-Ascar está à disposição para orientações técnicas e ações nesta área e parabenizou Itatiba do Sul pelos 54 anos.

A programação seguiu à tarde com o julgamento e premiação das terneiras com a participação de 17 animais nas categorias Holandês (terneiras e novilhas) e Jersey. O assistente técnico regional em Sistema de Produção Animal da Emater/RS-Ascar e doutor em Agroecossistemas, Vilmar Fruscalso, participou da comissão julgadora. Também houve exposição e comercialização de produtos direcionados à atividade leiteira por empresas e cooperativas.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais