Aurora Alimentos homenageia protagonistas da história dos 50 anos

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

 

“No Brasil e no mundo, a Aurora Alimentos tornou-se paradigma de sustentabilidade, qualidade em alimentos, compromisso com o bem-estar social e respeito ao meio ambiente – tudo temperado pelos princípios do cooperativismo universal. Assim é o cooperativismo que acalenta sonhos, realiza-os pela força do trabalho e faz seus frutos retornarem de forma proporcional à contribuição de cada um”, declarou o vice-presidente da Aurora Alimentos, Neivor Canton, durante jantar em comemoração aos 50 anos da Cooperativa Central Aurora Alimentos, nessa semana, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó (SC).  

Criada em 15 de abril de 1969, a partir da iniciativa de 18 homens representando oito sociedades cooperativas, a Cooperativa Central Aurora Alimentos chega ao seu cinquentenário com o título de maior cooperativa de alimentos do Brasil. Para agradecer a cada um que contribuiu na construção dessa história, foram homenageados representantes de fundadores, ex-presidentes, empresários rurais, empregados, parceiros e consumidores. O ex-tenista e garoto propaganda da marcaGustavo Küerten (Guga) também esteve no evento e recebeu uma homenagem, assim como sua mãe Alice Küerten, presidente do Instituto Guga Küerten, e representou todas as instituições parceiras da Aurora Alimentos.

“Desde que iniciei minha carreira como tenista sempre acreditei que o que faz o sucesso é a soma de todos nós, assim como o slogan dos 50 anos da Aurora Alimentos. Jamais chegaremos a lugar algum se não for de mãos dadas. O sucesso da Aurora é o sucesso das pessoas que fazem parte dela e é justamente por isso que ela está entre as maiores do Brasil”, afirmou Guga.

O prefeito de Chapecó Luciano Buligon foi homenageado representando todos os municípios em que as Aurora Alimentos está presente e ressaltou a importância que a Aurora Alimentos possui para o desenvolvimento do município. “Onde a Aurora chega existe crescimento, dignidade e qualidade de vida aos moradores que passam a contar com mais uma oportunidade de emprego e renda. Nos sentimos honrados em ser o berço da matriz de uma empresa tão importante para o nosso Brasil”.

HOMENAGENS

As homenagens iniciaram com quem é responsável pelo primeiro estágio da produção: o empresário rural. Associado à primeira cooperativa agropecuária criada em Santa Catarina, a Cooperativa A1, desde 1984, o empresário rural Egon Zimmermannfoi agraciado em nome dos milhares de produtores cooperados. Representando os mais de 28 mil empregados da Aurora Alimentos e os 10 mil empregados das cooperativas filiadas, o empregado do Frigorífico Aurora Chapecó I (FACH I), Olímpio Ferreira de Rezende, que possui 43 anos de empresa, foi o homenageado.

Os ex-presidentes também foram lembrados. Presidindo a Aurora Alimentos entre os anos de 1975 e 1982, o líder cooperativista Orlando Jacob Cella foi um dos homenageados, assim como o atual presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) José Zeferino Pedrozo que presidiu a Aurora Alimentos entre os anos de 2002 a 2006. Em memória também foram homenageados os líderes cooperativistas José Lunardelli Aury Luiz Bodanese, pioneiros na trajetória da Aurora Alimentos. Lunardelli presidiu entre os anos de 1972 e 1974 e Bodanese em dois momentos nos anos de 1969 a 1971 e de 1982 a 2002. Os fundadores da Coopercentral também foram agraciados e representados por Sétimo Cesco.

Com um mix de produtos de 850 itens a Aurora Alimentos chega à mesa de milhares de pessoas no Brasil e no mundo. Em reconhecimento aos consumidores recebeu homenagem Kety Burtet, de Chapecó.

Outro elo fundamental para a Aurora Alimentos são os clientes que acreditam na marca e que levam sabor e qualidade à mesa das famílias. Para representar os mais de 100 mil clientes no Brasil e no mundo, Delcir Sonda, proprietário da rede de Supermecados Sonda, recebeu a homenagem na categoria. 

As grandes parcerias construídas nestes 50 anos também são marcas fortes da Aurora. Para representar os parceiros, foram homenageadas a Unimed Chapecó, representada pelo presidente Dr. José Pegoraro Foresti e o Sebrae/SC, representado pelo gerente regional Oeste Enio Albérto Parmeggiani

O relacionamento com as instituições financeiras, pautada pela transparência e pela confiança é um grande alicerce para a expansão e consolidação dos negócios. Por isso, a Aurora agradeceu a todas as instituições financeiras parceiras, representadas por Jayme Pinto Junior, superintendente corporate do Banco do Brasil.

Outra homenagem foi para a imprensa que exerce um papel fundamental para a sociedade ao levar notícias e possibilitar que a população se mantenha informada sobre o que acontece ao seu redor. Esse trabalho foi reconhecido com homenagem a um dos mais célebres membros da imprensa catarinense, jornalista, radiodifusor, advogado e empresário Alfredo Lang, representando toda a categoria.

O apoio e suporte recebido das instituições de classe também foi destaque com homenagem à Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC).

O presidente da Organização das Cooperativas de Santa Catarina (OCESC),Luiz Vicente Suzin e o superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Renato Nobile, foram reconhecidos pela representação das cooperativas no cenário estadual e nacional.

A Aurora Alimentos é uma empresa genuinamente brasileira e orgulhosamente catarinense e, por este motivo, foram homenageadas as lideranças governamentais representadas pela vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Reinehr que esteve presente no evento e salientou a importância da Aurora Alimentos para a economia catarinense, consolidando-se como uma das maiores empresas do Estado.

Para representar todos os fornecedores da Aurora Alimentos foram condecoradas as seguintes empresas: Doremus representada por Augusto Schittkowski, Adisseo representada por Francisco Navas, DSM representada porRodolfo Pereira, Tetrapak representada por Marcelo Queiroz e Sulmaq representada por Luiz Giriboni.

Os artistas plásticos chapecoenses Xico Bracht Digo Cardoso também foram homenageados pela criação artística da Praça da Cooperação inaugurada na tarde da segunda-feira (15). O local é um marco histórico na comemoração dos 50 anos da Aurora Alimentos e do cooperativismo.

O trabalho ímpar de 13 distribuidores é essencial para garantir com competência e profissionalismo que os produtos cheguem às mais diversas partes do Brasil com qualidade. Os homenageados dessa categoria são: empresa Blesser, da cidade de Juína (MT); empresa Ocidental, de Manaus (AM); Disalli da cidade de Lauro Freitas (BA); Frios Guajará de Guajará-Mirim (RO); Nova Rover de Guajará-Mirim (RO); Frios Vilhena do município de Rio Branco (AC); Nutriama, de Macapá (AP); Jotaha (Jota A), de Juiz de Fora (MG); Frios Rio Branco de Boa Vista (RR); Oriente de Cacoal (RO); Central Frios de Chapecó (SC); Bamberg de Santa Rosa (RS); e Jumbo de Cascavel e Londrina (PR).

A última homenagem da noite visou agradecer as mais de 100 mil famílias que formam o sistema Aurora no campo e na cidade e foi entregue às 11 cooperativas representadas pelos dirigentes que estiveram presentes no evento: Cooperalfa (presidente Romeo Bet), Copérdia (presidente Vanduir Martini); Copervil (presidenteLuiz Vicente Suzin), Coopercampos (presidente Luiz Carlos Chiocca); Caslo (presidente Valentin Macedo); Cocari (vice-presidente Marcos Trintinalha); Cooasgo (presidente Sergio Luiz Marcon); Cooper Auriverde (presidente Claudio Post); Cooperitaipu (presidente Arno Pandolfo); Cooper A1 (vice-presidente Lauri Slomski); e Coolacer (presidente Ademir Lazzarini).

A SOMA DE TODOS NÓS

O espetáculo “A Soma de Todos Nós” relembra a trajetória da Aurora Alimentos desde a fundação até os dias de hoje. Criado pela Companhia Sou Arte, de Campo Mourão (PR), uma das principais do Sul do País, a peça oferece, em cerca de 50 minutos, um mix de teatro, circo e dança com a participação de 20 artistas. A produção exclusiva contou com três meses de intenso trabalho. Cada detalhe foi planejado minuciosamente por dramaturgos, diretores teatrais e circenses além de coreógrafos. O espetáculo também será encenado em 11 municípios onde estão localizadas as cooperativas filiadas e em algumas unidades da Aurora.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais