Secretaria de Obras capacita servidores para projeto que será implantado no município 

Servidores municipais vinculados às secretarias municipais de Obras Públicas e Habitação e de Planejamento, Gestão e OP, participaram na tarde de quarta-feira (14), no Salão Nobre, de um treinamento sobre o Projeto Legal Simplificado (PROJEFÁCIL). Profissionais dos setores de fiscalização de obras, análise de projetos e da área técnica conheceram sobre o programa que está sendo implementado em Erechim.

Instituído através da Lei Municipal 6.410/2017 e regulamentado por Decreto, visa simplificar a análise dos pedidos de aprovação dos projetos para construção, licenças para execução e fornecimento de habite-se de qualquer tipo de edificação no município.

A secretária adjunta de Obras Públicas e Habitação, Ivana Karine Aver, apresentou o programa e acrescentou que a partir da sua implantação, os profissionais de engenharia e arquitetura poderão encaminhar projetos aos setores da prefeitura pelo PROJEFÁCIL.

“Vamos nos ater em verificar principalmente as questões referentes ao regime urbanístico, como altura, recuos e taxa de ocupação, além de impactos à infraestrutura urbana. As áreas internas das edificações deverão continuar a atender o Plano Diretor e as demais leis regulamentadoras, contudo não serão objeto de análise por parte da prefeitura. Muitos documentos hoje apresentados serão substituídos por declarações dos proprietários e responsáveis técnicos atestando o atendimento à Lei, explica.  

Para Ivana, este é o primeiro passo que a administração municipal dá em busca de um processo mais ágil e simplificado, construído a partir da visita a outros municípios em 2017, que já disponibilizam desta ferramenta.  

Na próxima semana, a Secretaria de Obras estará apresentando o programa para os profissionais ligados à área da construção civil, como arquitetos e engenheiros, assim como instituições ligadas ao setor, a fim de esclarecer sobre seu funcionamento.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais