Palestra na ACCIE chama a atenção para a importância do saneamento para a saúde, meio ambiente e qualidade de vida

Gesner Oliveira palestrou dentro do Programa Atitude Ativa

Presidente da ACCIE, Fábio Vendruscolo

Uma palestra que tinha como título “Saneamento no Brasil e a concessão de serviços de água e esgoto em Erechim” chamou a atenção para a importância do saneamento básico para a saúde, o meio ambiente, o bem-estar das pessoas e para a qualidade de vida. O palestrante foi Gesner Oliveira, que falou na ACCIE, na noite desta quinta-feira, 15 de março. O evento contou com a presença de autoridades, entre elas o prefeito Luiz Francisco Schmidt, e o presidente do Poder Legislativo, Rafael Ayub. A abertura foi feita pelo presidente da ACCIE, Fábio Vendruscolo, que deu as boas-vindas a todos e falou um pouco de sua ida à Federasul, no dia anterior, 14 de março.

Segundo o palestrante, infelizmente no Brasil o saneamento, que é um dos segmentos de infraestrutura mais importantes para o bem-estar, é um setor muito atrasado, se comparado com outros países com o mesmo nível de renda e desenvolvimento. Para ele, no Rio grande do Sul e em Erechim está em descompasso com o desenvolvimento da região.  Embora seja um estado e uma cidade com o IDH muito elevado, comparativamente com o Brasil, o saneamento não é muito avançado, há muitas lacunas. “Tanto no estado, quanto em Erechim, existe um descompasso entre o índice de desenvolvimento urbano avançado e um saneamento atrasado”, reforçou Gesner Oliveira.

Em seguida, o palestrante falou sobre as perspectivas do futuro e como enfrentar esses desafios e também como as parcerias com o setor privado podem ser úteis para avançar na infraestrutura em geral e no saneamento em particular. “A concessão, que é uma modalidade de parceria muito interessante, é uma forma que pode permitir que o setor privado invista e forneça o serviço, e o poder concedente continue sendo o titular do serviço”, informou.

De acordo com Gesner Oliveira, há algumas vantagens importantes no caso de Erechim. Estabelecimento de metas claras, com transparência, um regulador que pode verificar o cumprimento das metas, a regulação externa independente. Para ele, isso permite avançar muito, prover melhor o serviço e, sobretudo, ter metas agressivas, metas de melhoria de qualidade, de aumento da coleta e de aumento do tratamento.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais