Entidades debatem campanha de Uso, Manejo e Conservação de Solo e da Água no Alto Uruguai

Representantes de diversas entidades engajadas na Campanha de Uso, Manejo e Conservação de Solo e da Água na região do Alto Uruguai estiveram reunidas em Erechim, na quinta-feira (16/03), na sede da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau), visando aprimorar ações e o plano de trabalho até 2020. A Emater/RS-Ascar esteve representada pelo assistente técnico estadual em Solos, Edemar Streck, e pelo assistente técnico regional em Manejo de Recursos Naturais, Cezar da Rosa.

Durante o encontro, foi apresentado um vídeo com um conjunto de ações realizadas para preservação do solo e meio ambiente em uma Unidade de Referencia Tecnológica (URT) instalada em uma propriedade em Barra do Rio Azul. Também foi destacado o concurso regional, que teve a participação de oito propriedades da região, e do concurso Estadual Conservar para Produzir Melhor, promovido pelo Programa Estadual de Conservação de Solo e da Água, no qual a família do agricultor Claudemir Fontana, da comunidade de Santa Catarina, em Sertão, ficou em 2º lugar no Estado. Os participantes também avaliaram a realização de Dias de Campo, entre outras atividades.

Entre ações programadas estão um Giro Técnico, divulgação da campanha e o acompanhamento mais direcionado nas URTs. O presidente da Amau, prefeito de Ponte Preta, Ademir Sakrezenski, também se comprometeu em difundir o projeto com os demais prefeitos na região para a inclusão de projetos municipais com práticas conservacionistas e redução do uso de defensivos agrícolas, entre outras práticas.

A campanha envolve Emater/RS-Ascar, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai (URI) – campus de Erechim, Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau), Universidade Estadual do RS (Uergs), Sicredi RS/SC, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus de Erechim, Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai (Ideau), Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus de Sertão, Cresol e secretarias estaduais da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) e do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). Mais duas entidades aderiram à campanha de Campanha de Uso, Manejo e Conservação de Solo e da Água na região do Alto Uruguai: Sicredi Estação e Cooperativa Agroindustrial Alfa (Cooperalfa).

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais