Agroindústria de farináceos é inaugurada em Charrua

Nesta quinta-feira (15/03) foi inaugurada a agroindústria familiar de produtos farináceos “Padaria do Alemão”, na localidade de Linha Floresta, em Charrua.  A agroindústria é a primeira a ser legalizada no município de Charrua e representa para a família da Roseli e Ilmo Rüntzel uma importante alternativa de geração de renda e fortalecimento aos agricultores, oportunizando a permanência no meio rural com qualidade de vida.

Foi um processo longo, conta Roseli, que iniciou em 2014, com a ideia e a vontade de ver o sonho realizado. A agricultora participou de vários cursos de capacitação para preparo e elaboração de receitas e boas práticas na manipulação de alimentos, todos oferecidos pela Emater/RS-Ascar no Centro de Treinamento para Agricultores de Erechim (Cetre). Com a legalização da agroindústria, a produção poderá ser comercializada em mercados locais e, em especial, mercados institucionais, como no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Na oportunidade, a agroindústria recebeu o certificado de inclusão no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), que permite a adesão do Selo Sabor Gaúcho à produção da agroindústria.

Na inauguração, estiveram presentes o prefeito Valdésio Roque Della Betta, o gerente regional adjunto da Emater/RS-Ascar de Erechim, Marcos Gobbo, integrantes da equipe técnica do Escritório Municipal e técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, além de familiares e apoiadores da família Rüntzel.

Marcos Gobbo salientou a importância da legalização para o produtor comercializar e acessar diferentes mercados. Também enalteceu a parceria entre a Instituição e a prefeitura para viabilizar a permanência das pessoas no meio rural com geração de renda e qualidade de vida.

O prefeito Valdésio Betta parabenizou à família Rüntzel pela iniciativa e agradeceu o investimento em prol do desenvolvimento do município e colocou o Poder Público municipal à disposição para novos investimentos através do Programa de Incentivo ao Pequeno Produtor.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais