Preparação de Aratiba para o turismo chama atenção da Famurs

Federação dos Municípios do RS anunciou que vai assessorar o governo na implantação do projeto de turismo

“A região de Aratiba vive um momento fantástico em termos de perspectivas para o turismo e a Famurs está aqui para ajudar a preparar, qualificar e fazer planejamento estratégico desta nova atividade”. Assim o coordenador técnico da área de turismo da Federação dos Municípios do RS, Mario Augusto Ribas do Nascimento, resumiu o objetivo da visita que uma comitiva fez a Aratiba esta semana. Ribas veio à região acompanhado pelo  superintendente técnico e de relações institucionais da Famurs, Márcio Spindola e pelo coordenador de comunicação, Voltaire Santos. O grupo conheceu locais com potencial para o turismo rural, de termas e lagos, ecoturismo e de esportes aquáticos. Visitaram dois empreendimentos que já estão sendo instalados e o lago da barragem de Itá. Também dialogaram com o prefeito e a equipe de governo sobre o projeto de desenvolvimento do  turismo implantado pela administração municipal, que teve como ponto de partida o asfaltamento da RS 420, que liga o município à Itá. O prefeito, Guilherme Granzotto, defendeu a parceria. “Estamos atentos ao fato de que cabe ao município incentivar este projeto e necessitamos de órgãos para ajudar a desenvolver o turismo, por isso  este é um momento histórico para Aratiba”, disse.

Marcio Spindola, superintendente técnico e de relações institucionais da Famurs , anunciou que a visita à Aratiba marca o início de uma parceria. “Percebemos um grande potencial e viemos dar um pontapé inicial no que nós vamos trabalhar, temos condições de ajudar no planejamento estratégico e fazer um diagnóstico das potencialidades para o turismo religioso, cultural, rural, e o ecoturismo, bem como, ajudar a preparar culturalmente a população para este novo momento e para receber o turista”, enfatizou.

Na visita a empreendimentos como os condomínios Village Hill e Acquamarine Residence  a comissão teve uma previa do interesse dos investidores em Aratiba.  “Esta contribuição da Federação dos municípios aliada às ações do governo municipal, como o asfaltamento da RS 420 e o cercamento eletrônico,  são muito importantes para  mim e os demais investidores. Certamente Aratiba vai se desenvolver com este dinheiro novo que passará a girar no município”, avaliou o investidor Belmiro Rabaioli .

Até o fim de fevereiro os técnicos vão apresentar um plano de trabalho. Em abril a Famurs pretende realizar o Seminário Municipal de Turismo e em junho, o Seminário Estadual de Turismo em Aratiba. O coordenador técnico da área de turismo da Famurs, Mario Augusto Ribas do Nascimento destacou que “Municípios como este, mostram que estão se preparando para o futuro, porque o turismo contempla toda uma cadeira produtiva associada  e impacta em mais de 50 setores da economia”, disse.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais