Palestra pauta a ocupação e colonização de Erechim

Tendo como palco o Centro Cultural 25 de Julho, alunos, professores e comunidade em geral, tiveram a grande oportunidade de conferir, na noite desta quinta, 14, a palestra sobre a História da Ocupação e Colonização de Erechim.

Na oportunidade, como debatedores, os professores Enori Chiaparini, Gladis Wolff e Ernesto Cassol. Na organização, a Secretaria Municipal de Educação, através do Arquivo Histórico Municipal Juarez Miguel Illa Font, a Universidade Federal da Fronteira Sul e a Universidade Regional Integrada. Na mediação dos trabalhos, o Arquivo Histórico Municipal.

Em sua manifestação, Gladis focou sobre a estrada de ferro, lembrando que há 21 anos foi a última oportunidade que a comunidade viu um trem passar por Erechim, após a desestatização da Malha Sul.

Também falou da chegada da ferrovia, nos idos de 1800, como um grande espetáculo do capitalismo e da modernidade. “A era do vapor, carvão e ferro, a locomotiva como símbolo revolucionário, que também simboliza uma revolução na indústria”.

Cassol falou sobre as raízes do processo imigratório para o Brasil, principalmente ao Rio Grande do Sul e, em seguida Chiaparini terminou os trabalhos destacando a colonização no município.

Próximos encontros debaterão a Colonização e a Urbanização 1918-1950, no dia 15 de agosto às 19h, Modernização 1950-2018, no dia 13 de setembro às 19h e Perspectivas: Próximos Cem Anos, no dia 17 de outubro às 19h. Todos no campus da Universidade Federal da Fronteira Sul.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais