Palestra pauta a ocupação e colonização de Erechim

Tendo como palco o Centro Cultural 25 de Julho, alunos, professores e comunidade em geral, tiveram a grande oportunidade de conferir, na noite desta quinta, 14, a palestra sobre a História da Ocupação e Colonização de Erechim.

Na oportunidade, como debatedores, os professores Enori Chiaparini, Gladis Wolff e Ernesto Cassol. Na organização, a Secretaria Municipal de Educação, através do Arquivo Histórico Municipal Juarez Miguel Illa Font, a Universidade Federal da Fronteira Sul e a Universidade Regional Integrada. Na mediação dos trabalhos, o Arquivo Histórico Municipal.

Em sua manifestação, Gladis focou sobre a estrada de ferro, lembrando que há 21 anos foi a última oportunidade que a comunidade viu um trem passar por Erechim, após a desestatização da Malha Sul.

Também falou da chegada da ferrovia, nos idos de 1800, como um grande espetáculo do capitalismo e da modernidade. “A era do vapor, carvão e ferro, a locomotiva como símbolo revolucionário, que também simboliza uma revolução na indústria”.

Cassol falou sobre as raízes do processo imigratório para o Brasil, principalmente ao Rio Grande do Sul e, em seguida Chiaparini terminou os trabalhos destacando a colonização no município.

Próximos encontros debaterão a Colonização e a Urbanização 1918-1950, no dia 15 de agosto às 19h, Modernização 1950-2018, no dia 13 de setembro às 19h e Perspectivas: Próximos Cem Anos, no dia 17 de outubro às 19h. Todos no campus da Universidade Federal da Fronteira Sul.

Comentários estão fechados.