Papa nomeia 4° Bispo da Diocese de Erechim

Às 07h desta quarta-feira, dia 15, hora de Brasília, 12h de Roma, a Nunciatura Apostólica no Brasil divulgou que o Papa Francisco nomeou o Pe. Adimir Antonio Mazali, Pároco da Catedral N. Sra. Aparecida de Cascavel, como quarto Bispo da Diocese de Erexim.

Pe. Adimir será ordenado Bispo no dia 20 de junho, na Catedral de Cascavel. O início de seu ministério na Diocese de Erexim, dependendo de confirmação, será no dia 12 de julho, à tarde, na Catedral São José.

Pe. Adimir nasceu no dia 16 de maio de 1966, em Ouro Verde do Piquiri no município de Corbélia, PR. É filho de Mário Mazali, falecido, e Leonor Maggioni Mazali. Fez seus estudos primários em Ouro Verde do Piquiri e o obteve Licenciatura em Filosofia em 1988. Em fevereiro de 1989 foi para Curitiba na Comunidade dos Seminaristas do Oeste do Paraná, onde cursou Teologia, concluída em 1992. Foi ordenado diácono em 12 de julho de 1992 na Paróquia Nossa Senhora da Penha, Corbélia e no dia 05 de dezembro do mesmo ano, na mesma cidade, foi ordenado presbítero por Dom Armando Círio, Arcebispo de Cascavel, já falecido.

Funções exercidas:

– Diretor espiritual e Promotor vocacional no Seminário Menor São José em Cascavel de dezembro de 1992 até agosto de 1999.

– Vigário paroquial da Paróquia Imaculado Coração de Maria, Bairro Periolo em Cascavel, de fevereiro de 1995 a maio de 1996.

– Administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Caravággio no Jardim Maria Luiza em Cascavel, de agosto de 1996 a agosto de 1999.

– Em agosto de 1999 foi enviado a Roma, residindo no Colégio Pio Brasileiro, para o Mestrado em Teologia Patrística e História da Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana.

– Administrador do Santuário Diocesano Nossa Senhora da Salette em Braganey de setembro de 2001 até de dezembro de 2002.

– Reitor do Seminário Maior Nossa Senhora de Guadalupe em Cascavel, de fevereiro de 2003 até janeiro de 2009.

Foi também:

– Diretor Espiritual no Seminário Propedêutico em Corbélia em 2005 e 2006.

– Professor no Centro Interdiocesano de Teologia de Cascavel, CINTEC, de 2002 a 2005;

– Secretário Acadêmico, de 2006 a 2009, e Diretor da Faculdade Missioneira do Paraná, FAMIPAR, em diversas áreas da Teologia, especialmente Patrologia, História da Igreja Antiga, Estágio Pastoral e Comunicação e Homilética, de 2009 a 2019.

– Pároco na Paróquia Nossa Senhora de Fátima no Bairro Cancelli, em Cascavel, de 1º de fevereiro de 2009 a 09 de janeiro de 2016.

– Responsável, na Arquidiocese, pela formação dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística, membro do Conselho de Presbíteros, do Colégio de Consultores, do Conselho Econômico, do Conselho de Formadores, do Conselho Pastoral, representante do Clero e presidente da Associação do Clero Secular.

– Assessor da Pastoral Familiar na Arquidiocese desde 2014 e do Regional Sul 2, Paraná, desde 2018;

– Pároco da Catedral Nossa Senhora Aparecida em Cascavel de 10 de janeiro de 2016 até agora.

——————————–.

Saudação ao povo da Diocese de Erexim – RS

Cascavel, 15 de abril de 2020.

Caríssimo Pe. Antonio Valentini Neto

M.D. Administrador Diocesano

Minha saudação ao senhor Pe. Antonio Valentini Neto, e ao saudá-lo, estendo minha saudação a todos os padres, diáconos, autoridades civis e militares, bem como, com muito carinho a todo o povo de Deus desta Diocese de Erexim.

Ao receber, na manhã do dia 30 de março a notícia, através do Arcebispo Dom Mauro Aparecido dos Santos, da minha nomeação pelo Papa Francisco como bispo desta Diocese de Erexim, em meio à situação em que vivemos da pandemia do Coronavírus, pensei no desafio a que o Senhor me chama. Mas consciente de que, não obstante as minhas limitações humanas, o Senhor envia-me a mais uma missão e confiante de que por Ele serei guiado à frente de seu povo, respondi o meu sim com muita disposição. Recordo ainda o Salmo 22 da liturgia do dia 30 que dizia: “O Senhor é meu Pastor e nada me faltará”. Minha prece foi para que o Senhor faça de mim um verdadeiro pastor e um instrumento de seu plano de amor para com todos, pensando neste novo povo que me será confiado. Pedi também a São José, padroeiro da Diocese, que me ajude a ser como ele – um pai cuidando dos interesses de Jesus.

Acolho com muito carinho a todos e a todas que fazem parte desta Diocese e com o coração já inteiramente vosso, agradeço ao povo de Deus desta Arquidiocese de Cascavel com quem trabalhei nestes 27 anos de ministério sacerdotal, particularmente Dom Mauro Aparecido dos Santos e me coloco inteiramente à disposição para servir e amar a todos aqueles que encontrarei na nova missão – Diocese de Erexim – junto a quem desejo ser “Sal da terra e Luz do mundo”.

A todos, asseguro desde já minhas orações e preces e que pela intercessão de São José, o Senhor vos proteja e abençoe sempre.

Abraço fraterno, em Cristo.

Pe. Adimir Antonio Mazali

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais