Produtores de leite de Aratiba recebem incentivo para melhoria da estrutura

Na manhã desta sexta-feira (15) o Prefeito Municipal de Aratiba Guilherme Granzotto, Vice- Prefeito Izelso Zin e Secretário Municipal da Agricultura Lenir Christmann realizaram a entrega de um cheque no valor de R$ 10 mil ao produtor Evandro Simoni da comunidade da Vista Alegre.

Evandro é um produtor leiteiro que se enquadra no Projeto de Lei Municipal nº 3.999, de incentivo à bacia leiteira através da construção de salas de ordenha com a participação de recursos públicos municipais.  Para que os agricultores tenham direito aos benefícios precisam seguir alguns critérios como a comprovação da aplicação dos recursos mediante a apresentação das notas fiscais de compra de materiais, preferencialmente no Município de Aratiba, e comprovação da construção da sala de ordenha. A Lei prevê, também, que o projeto estabeleça a destinação final dos dejetos produzidos na instalação.  Antes de receber o incentivo,  as instalações passam por vistoria técnica e descritiva para a comprovação da construção. O valor máximo de participação do Município pode chegar a R$ 20 mil dependendo da produção diária de cada propriedade.

O prefeito, Guilherme Granzotto salientou que “o governo é sabedor de que a agricultura é o setor que mais movimenta a economia do Município de Aratiba e buscando incentivar a produção e a permanência do produtor no meio rural a Prefeitura de Aratiba trabalha diariamente buscando novas e ampliando alternativas que auxiliem e ajudem a alavancar cada vez mais a principal matriz produtiva do Município”.

A produção diária na propriedade da família Simoni fica entre 500 a 1.000 litros/leite/dia. O produtor comemora o incentivo e conta que atualmente a produção leiteira é a mais rentável economicamente. “O dinheiro do leite é algo garantido que você sabe que todo mês vai entrar, e com a melhora das instalações seguindo as exigências da fiscalização, também se consegue um preço melhor”, conta.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais