Encontro Regional debate sobre o ler/Dort e seus problemas

Numa realização do Município, através do CEREST/AU, o anfiteatro do prédio 3 da Universidade Regional Integrada (URI) sediou, na tarde desta sexta-feira, 15, o Primeiro Encontro Regional sobre o Ler/Dort, alusivo ao dia 28 de fevereiro, data mundialmente conhecida como o Dia Internacional de Prevenção às Ler/Dort.

A abertura dos trabalhos foi realizada por Dirce Dornfeld, do CERES/AU, que explanou sobre a doença que decorre da intensificação do trabalho e representam um desgaste do sistema musculoesquelético de trabalhadores, cujas atividades de trabalho exigem a execução de movimentos repetitivos, associados muitas vezes a esforços físicos e manutenção de determinada postura por tempo prolongado. “Que o evento seja um marco para a região do Alto Uruguai”.

Gilson Arreal, fisioterapeuta do CEREST/AU, pontuou que eventos como este se mostram de suma importância, uma vez que proporciona tanto à trabalhadores como empregadores, informações valiosas referentes ao tema.

O processo de combate às Ler/Dort é mutuo entre empregadores e funcionário e o conhecimento da realidade atual, dos agentes causadores e das formas de prevenção das doenças ocupacionais só vem a trazer benefícios, tanto para o trabalhador como para a empresa. Tendo como lema “Educar para Prevenir”, o momento debateu sobre a conscientização da atividade laboral.

Gilson pontuou que, de acordo com notificação do SINAN e SIST Ler/Dort, nos últimos cinco anos a região do Alto Uruguai foi avaliada com um quadro positivo. “Hoje o trabalhador está tendo outra posição com relação ao tema, ou o trabalhador não fornece dados por um motivo ou outro”.

Destacou que o município de Quatro Irmãos tem, hoje, 61 notificações e Erechim apenas 41. “Ou está tudo bem ou as notificações estão se perdendo. Foram 74 pelo grupo feminino e 41 pelo masculino no Alto Uruguai”.

Após, os participantes tiveram a oportunidade de ouvir duas palestras sobre o tema com profissionais da área que explanaram os mais diferentes dados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais