Serviço de Inspeção Municipal – 25 anos cuidando de sua saúde

Ao completar 25 anos de atuação no município de Erechim, o Serviço de Inspeção Municipal -SIM, que é um setor da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, instituído através da Lei n° 2.581 de 15 de dezembro de 1993, tem se destacado ao longo de décadas, pela atuação de seus profissionais, e quem ganha com isto é a população que garante produtos de qualidade na mesa.

O Serviço de Inspeção Municipal – SIM – é formado por uma equipe de cinco  Médicos Veterinários, um Técnico Agrícola e um Diretor Agropecuário,  responsáveis atualmente pela inspeção de 38 estabelecimentos de origem animal – Matadouros Frigoríficos, Usinas de Beneficiamento de Leite, Fábricas de Embutidos e Produtos Cárneos,  Fábricas de Laticínios, Granjas Avícolas, Entrepostos de Carnes e Derivados e Casas do Mel.

Em 2011 o Serviço de Inspeção Municipal – SIM – passou a integrar o SISBI /POA/ SUASA (Sistema Brasileiro de Produtos de Origem Animal que faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária), o que habilita as indústrias credenciadas a comercializarem seus produtos em todo território nacional, promovendo, dessa forma, maior desenvolvimento econômico, geração de renda e aumento de divisas para o município.

Nos frigoríficos a equipe do SIM acompanha todas as etapas do processo de obtenção da carne. O Inspetor responsável faz inicialmente o exame visual dos animais que serão abatidos; em seguida, nas linhas de inspeção, realiza exames minuciosos nas carcaças e miúdos (vísceras).

Nos demais estabelecimentos, realiza a fiscalização acompanhando e verificando os processos de manipulação, preparo, conservação, acondicionamento, embalagem e armazenamento dos produtos de origem animal, garantindo um produto de qualidade para o consumidor final.

A partir do ano de 2017, o Serviço de Inspeção Municipal passou a realizar inspeção e fiscalização em mercados que possuem entrepostos de carnes, conforme determina a Portaria SES-RS nº 66 de 26 de janeiro de 2017.

A inspeção higiênico-sanitária é de extrema importância e fundamental à preservação da saúde pública, proporcionando à população o acesso a alimentos seguros, reduzindo os riscos de transmissão de zoonoses e de infecções alimentares. Evite riscos à saúde consuma somente produtos inspecionados.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais