Projeto Bosque resgata espécies nativas da região

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

O Centro de Divulgação Ambiental – CDA do Consórcio Itá, com a finalidade de preservar e ensinar as novas gerações, desenvolve há 12 anos o projeto “Bosque de Espécies Arbóreas Nativas do Alto Uruguai”. Ele tem como ação principal a construção de uma “sala aberta” nas escolas e, através delas, possibilitar o conhecimento sobre as árvores nativas que formam a flora da região do Alto Uruguai.

O projeto é direcionado para as escolas da rede municipal e estadual de ensino da área de abrangência da UHE Itá. Desde sua implantação, já foram plantadas mais de 3.541 mudas com um total de 40 bosques inseridos na região. A quantidade de mudas em cada bosque varia de acordo com a área disponível nos educandários: os números podem variar de 10 até aproximadamente 100 mudas.

A Escola Estadual Básica General Liberato Bittencout, de Itá (SC), é um exemplo disso. O “Bosque” no educandário foi um dos primeiros criados e é o maior em número de espécies plantadas. São mais de 100 espécies no local. Para a professora responsável pelo espaço, Judite Zagonel, a área é utilizada como uma sala aberta multidisciplinar. Com o passar dos anos, o espaço ganhou mesas e bancos e recebe aulas de leitura, exercícios e estudos.

Os alunos se envolvem em todo o processo desde a implantação e, até concluir o Ensino Médio, são eles os tutores da muda a qual plantaram. “Cada turma é responsável por uma planta. Os alunos preparam a cova, adubam, plantam a muda e regam”. Essa responsabilidade pela nova árvore é um dos critérios definidos pelo Projeto.

Manutenção

Após o plantio é realizado o primeiro monitoramento para verificar o diâmetro e altura da planta. É após este período o CDA realiza um novo treinamento, quando é distribuída uma cartilha para cada aluno, buscando que ele tenha conhecimento das novas práticas a serem realizadas.

Até o momento, foram implantados bosques de Espécies Arbóreas Nativas nos municípios de Alto Bela Vista (SC); Aratiba (RS); Concórdia (SC); Ipira (SC); Itá (SC); Piratuba (SC); Peritiba (SC); Severiano de Almeida (RS) e Mariano Moro (RS).

Visitas

Para mais informações e possíveis visitas o Centro de Divulgação Ambiental – CDA, possui um bosque localizado junto de sua estrutura física, localizado na Av. Tancredo Neves, 1900 – Centro, Itá – SC. O agendamento deve ser feito através da Linha Verde pela 0800 645 5800 ou através do site do Consórcio Itá (www.consorcioita.com.br/contato).

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais