Emater capacita famílias indígenas

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Aproximadamente 120 famílias indígenas Caingangues (Reserva Indígena do Votouro) e Guaranis, de Benjamin Constant do Sul, beneficiárias do Programa Fomento às Atividades Produtivas Rurais, da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), com execução da Emater/RS-Ascar, participaram de uma capacitação, nesta terça e quarta-feira (11 e 12/06), realizada no município. Durante os dois dias foram repassadas orientações voltadas a diversas ações e atividades que vêm sendo realizadas através de projetos produtivos que visam a qualificação da produção para autoconsumo das famílias.

A extensionista social da Emater/RS-Ascar, Mariéli Luccas, falou sobre as principais ações realizadas até o momento e destacou a importância do papel das mulheres no contexto da alimentação da família. A engenheira agrônoma Andreia Maccari falou sobre a criação de frangos e manejo de horta; e a assistente técnica Regional Social, Nádia da Rosa, abordou o resgate e a diversidade alimentar. Também chamou atenção para que as famílias evitem “a dependência de externa de alimentos”.

Através do projeto produtivo já foram realizadas ações, individuais e coletivas, como produção de horta e pomar, artesanato, criação de aves (para produção de ovos e carne), entre outras. A capacitação contou ainda com a participação dos caciques Darci Borges, do vice-cacique Odair Amantino, e do presidente do Conselho da Comunidade, Gezen Garcia, entre outras lideranças indígenas.

Na oportunidade, a psicóloga Jéssica Haiduck falou sobre a campanha do agasalho e o secretário municipal de Assistência Social, Airton Franceschi, expôs sobre o programa habitacional. Na região do Alto Uruguai, além de Benjamin Constant do Sul, o projeto atende 22 famílias indígenas de Erebango e 18 famílias de quilombolas de Sertão. O Programa Fomento às Atividades Produtivas Rurais tem como objetivo contribuir para a inclusão e emancipação social e produtiva e melhoria de qualidade de vida de famílias de povos e comunidades tradicionais do Rio Grande do Sul.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais