Estação amplia faixas etárias para vacinação contra influenza

De acordo com os dados publicados no  Informe de Vigilância da Influenza/RS – Semana epidemiológica 22/2018 (até 02/06) dos 44 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave confirmado laboratorialmente para Influenza, 50% (22) são crianças com até 9 anos de idade, sendo que destes,  36% estão na faixa etária de 5 a 9 anos de idade. Também representa uma importante carga da doença, a população de 50 a 59 anos idade correspondendo a 20,5% do total de casos SRAG confirmado para  influenza.

Portanto, diante  deste cenário, a Secretaria Estadual da Saúde determina, que além de permanecer em busca da meta de 90% de cobertura vacinal para os grupos elegíveis para esta Campanha de Vacinação, amplie a oferta da vacina para as faixas etárias de 05 a 09 anos e de 50 a 59 anos de idade a partir do dia 11 de junho.

De acordo com dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), o estado do Rio Grande do Sul está com cobertura vacinal (CV) contra a influenza para os grupos prioritários de 76%.

Chamamos atenção especial para a baixa procura pela vacina da influenza das crianças de 06 meses a menores de 05 anos, cuja cobertura é de 53,16% , além do grupo de  gestantes (58,81%).

Dessa forma, recomendamos ações de captação de crianças e gestantes, como por exemplo:

– Ações de vacinação nas escolas e creches;

– Estratégias de interlocução com a atenção básica no pré-natal e consultas de puericultura;

– Busca ativa em locais com cobertura de Estratégia de Saúde da Família (ESF). O agente comunitário de saúde (ACS) é um importante vínculo entra a população e a unidade de saúde, sendo um reforço positivo na captação desses grupos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais