Comitiva de Erechim faz visita técnica em Canoas e Novo Hamburgo

Comitiva de Erechim esteve nesta semana realizando visitas técnicas em Canoas e Novo Hamburgo, com o objetivo de conhecer os projetos de georreferenciamento e geoprocessamento implantados nos dois municípios. O grupo, formado pelos secretários de Fazenda, Roberto Dionísio Fabiani; de Planejamento, Gestão e OP, José Osvaldo Leite Camargo; de Obras Públicas e Habitação, Vinícius Anziliero, e do chefe do Setor de Cadastro Imobiliário, Giovani Gallego Leichsenring, esteve entre os dias 12 e 13, conhecendo os programas que são referência no Estado.

Na segunda-feira (12), estiveram no Instituto Canoas XXI e foram recebidos pelo diretor-presidente do Instituto, Francisco Hörbe, e pelo diretor executivo, Oswaldo Steffen. A apresentação sobre o sistema foi conduzida pelo diretor de Cadastro Técnico e Geoprocessamento do Instituto, Daniel Colvara.

O presidente Hörbe, comentou que a integração com os municípios que estão iniciando com o geoprocessamento é fundamental para orientar essas prefeituras na importância e na funcionalidade da ferramenta e para mostrar a expertise do Instituto Canoas XXI, que já tem o sistema instalado há 10 anos. “Como um dos municípios que tem o melhor geoprocessamento do Rio Grande do Sul, é importante que Canoas tenha essa aproximação com outros municípios para uma orientação sobre toda a utilidade da ferramenta”, salientou.

O secretário da Fazenda de Erechim, Roberto Fabiani, afirma que a finalidade da visita ao Instituto Canoas XXI foi conhecer o funcionamento do sistema Geocanoas para possível implantação em Erechim. “Estamos tentando implantar nosso próprio sistema de geoprocessamento no município para facilitar a parte de recadastramento imobiliário e cadastramento de obras. Além disso, pretendemos implantar um sistema diferente de encaminhamento de projetos. Viemos para Canoas justamente para entender o funcionamento do Geocanoas, que é uma referência no Estado, e ver o que é possível implantar em Erechim”, destaca Fabiani.

Na terça-feira (13) a comitiva esteve em Novo Hamburgo para conhecer o sistema integrado de gerenciamento de dados do setor de Cadastro Digital (Cadig), que unifica e agiliza a gestão por meio de buscas inteligentes e simultâneas de dados. O grupo foi recepcionado pela secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Roberta Gomes de Oliveira, e pela coordenadora do Cadig, Maura Gelcich.

Conforme a secretária Roberta, a prefeitura tem ampliado o seu sistema digital. “E hoje oferece informações mais abrangentes e precisas de geomapeamento, atendendo a diferentes necessidades urbanísticas”, destaca.

Para o secretário Camargo, os órgãos públicos buscam se equipar com tecnologias cada vez mais avançadas, pois o caminho digital é sem volta. “A visita técnica em Novo Hamburgo teve como objetivo constatar na prática a eficiência de um sistema de referência em informação, que permite adaptações à realidade de cada prefeitura”, completa.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais