Anvisa e Butantan falam hoje sobre CoronaVac no Congresso

Audiência para explicar o que houve no episódio da suspensão e posterior retomada dos testes será na comissão mista que trata da pandemia

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Os diretores da Anvisa, Antonio Barra Torres, e do Instituto Butantan, Dimas Tadeu Covas, participam nesta sexta-feira de audiência para explicar o episódio da suspensão e posterior retomada dos testes com a vacina CoronaVac. O encontro será na comissão mista que acompanha as ações relativas à pandemia de coronavírus no Congresso Nacional.

A vacina é desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. A suspensão dos testes foi decidida pela Anvisa após saber que um voluntário dos testes da vacina teria morrido. O Butantan afirma que explicou à Anvisa que o óbito não estava relacionado à vacina e, por isso, os testes não deveriam parar.

Já a Anvisa disse que não recebeu todas as informações necessárias e preferiu interromper tudo por precaução. Após receber esses dados, a agência autorizou novamente os testes. Os parlamentares afirmaram que ficaram dúvidas sobre a atitude da Anvisa de suspender tudo sem conferir os dados com o Butantan.

A senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) disse que é preciso esclarecer o que houve. “De repente nós temos aí uma suspensão que não é esperada; e sobretudo uma comemoração! É algo que nos traz revolta e indignação. ”

Após falar bastante sobre a importância de o Brasil se manter como uma referência mundial em vacinação, o deputado General Peternelli (PSL-SP) ressaltou que todos os políticos devem ter o mesmo foco agora. “Nesse período de pandemia, nós temos que buscar união. Nosso foco tem que ser a população brasileira.”

Comissão Externa

Na próxima terça-feira (17), os diretores da Anvisa e do Butantan também devem ser ouvidos pela Comissão Externa da Câmara dos Deputados que acompanha as ações de combate à pandemia.

Fonte: R7

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais