46º aniversário do 13º BPM

A história do 13º BPM remonta ao ano de 1924, quando as guarnições da Brigada Militar no Alto-Uruguai passaram a ter um maior grau de permanência na região, diferentemente do que acontecia até então, pois a realidade era de grupamentos transitórios que patrulhavam eventualmente os vilarejos, que em sua maioria, começavam a surgir às margens da ferrovia que chegava até Marcelino Ramos, finalizada em 1910. E foi assim até o ano de 1969, quando as guarnições do 3º RPMon executavam o policiamento ostensivo no norte gaúcho, sendo que em 1º de julho de 1970, com a criação da Companhia Independente, ocorreu o desmembramento da unidade mãe e a fração passou a ter relativa autonomia.

Nesse período chega em Erechim o então Major Cecílio dos Santos, que fez um esforço hercúleo junto à sociedade local e regional, havendo uma forte mobilização da comunidade, resultando na transformação em batalhão no dia 13 de agosto de 1974, à época com 18 Municípios, que correspondem ao número de castelinhos que estão no brasão do OPM.

Importante ressaltar que a história do 13º BPM está intimamente ligada à cidade de Passo Fundo, visto que, além de ser oriundo do Regimento, existe outra coincidência, pois a data de criação do Comando de Policiamento da Área/3 (CPA/3), o qual originou o CRPO/PLANALTO, é exatamente a mesma do nosso OPM. Em novembro do mesmo ano, o Cmt Cecílio foi promovido, entretanto, o destino ceifou a vida do já Tenente Coronel no mês de janeiro de 1975, motivo pelo qual após 13 anos, mais exatamente em 1988, ele teve o máximo reconhecimento pela sua história na Corporação, sendo elevado a condição de Patrono do 13º BPM.

Atualmente o 13º BPM possui 37 Municípios na sua Área de Ação, aplicando o ferramental tecnológico moderno, através do Programa SENTINELA, com previsão de atingir 68 pontos de monitoramento e o total de 202 câmeras de captura de imagens até o final do ano, presente nas proximidades de todas as escolas municipais e estaduais de Erechim, com perfeita cobertura pelo sistema. Já o Programa NOVO RUMO, com o emprego de GPS para desenvolver o georreferenciamento, abrange no momento um total de 15 Municípios, 6.336 propriedades e 3.818 quilômetros de estradas lançados no banco de dados do
mencionado programa, destas, 1.134 propriedades e 554 Km pertencem a Erechim, com produção de 525 placas de participação no programa nesse primeiro lote, as quais passaram a ser distribuídas aos produtores e moradores rurais no dia 06 de agosto deste ano.

Imprescindível assinalarmos a integração com os Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, juntamente com o Ministério Público do RS e demais órgãos públicos das diversas searas, ressaltando que o sucesso do 13º BPM também passa, necessariamente, pela atuação conjugada com a Polícia Civil, deixando evidente para a sociedade e, principalmente, para os criminosos, que no Alto Uruguai as duas polícias trabalham juntas e unindo esforços diuturnamente na região.

Igualmente indispensável mencionar a participação do CONSEPRO de Erechim e das demais 36 cidades do Batalhão, como gestor dos recursos provenientes de convênios com os demais órgãos públicos e doações da iniciativa privada, a fim de complementarem o investimento estatal na Brigada Militar, sendo fundamental na continuidade da prestação de serviço pelo 13º BPM. Outras entidades também contribuem para o sucesso do OPM como CDL, SINDILOJA, ACCIE, UNINDUSTRIA, Sindicato Rural de Erechim (empregadores) e uma infinidade de empresas, assim consignamos aqui nossos agradecimentos também.

Nessa linha de pensamento, seguem nossas congratulações pelo apoio da Imprensa e plataformas virtuais autônomas, na divulgação das ações do 13º BPM, bem como de todas as atividades da Brigada Militar e a ampla difusão do dedicado trabalho dos policiais militares, circunstância que se caracteriza como fator de motivação e incentivo aos nossos colaboradores. Registramos que o 13º BPM é um órgão policial militar de sucesso pelo profissionalismo do seu Efetivo, tanto os Atuais como os Ex-integrantes do Batalhão, associado à intensa participação de todos os setores da Comunidade e combinado com o constante apoio do escalão superior da Brigada Militar, do CRPO/PLANALTO, 3º RPMon, 3º BPChq e 38º BPM, situação comprovada pelos resultados dos últimos seis meses.

Dessa forma, com a presença histórica e marcante de 46 anos do “Guardião do AltoUruguai” nesta data, afirmamos que embora o 13º BPM seja o aniversariante, os homenageados são os seus Policiais Militares e o presente é entregue à Comunidade, materializado através dos baixos índices de criminalidade e a elevada produtividade do Batalhão.

Muito obrigado a todos !

Em 13 de agosto de 2020.

 

UILSON LERI CECCONELLO
Maj QOEM – Cmt do 13º BPM

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais