Cursos de engenharia da URI realizam ações práticas em escola de Sananduva

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Com o objetivo de oferecer aos alunos das escolas de Ensino Médio da região maior visibilidade de uma futura carreira profissional, a URI Erechim realizou, na manhã de quarta-feira, 08, oficinas práticas na Escola Estadual de Ensino Médio de Sananduva. As ações fizeram parte do projeto “Engenharia e Arquitetura na Escola”, onde foi possível oferecer vivências e situações que encontrarão no ambiente universitário onde irão buscar a sua formação vinculadas as atividades profissionais de Engenheiros e Arquitetos. A iniciativa contou com a participação de vários professores dos cursos de Engenharia e Arquitetura, bem como acadêmicos voluntários destes cursos.

Os alunos foram divididos em grupos para poderem participar das oficinas sobre a indústria automotiva – Projeto Mini-Baja, desenvolvida pelo Curso de Engenharia Mecânica; Robótica Educacional – Indústria 4.0, realizada pelo Curso de Engenharia Elétrica; A síntese do álcool-gel e do álcool 70, área de Processos da Indústria Química, desenvolvida pelo Curso de Engenharia Química; e Maquete Comestível, na área de Modelagem em Construção Civil, desenvolvida pelo Curso de Arquitetura e Urbanismo.

Esta foi a primeira ação desenvolvida pelo projeto em uma escola da região. As atividades tiveram aceitação total por parte da Escola e, principalmente, por parte dos alunos que viram e vivenciaram ações de uma futura vida profissional nas diferentes áreas da engenharia. “É preciso desmistificar os rótulos dados para as áreas tecnológicas junto à comunidade. Criou-se um mito sobre as dificuldades destes cursos pela necessidade de formação básica em ciências fundamentais. Da mesma forma, mostrar aos estudantes a imensa área de atuação nestas profissões e o universo de possibilidades que se apresentam como carreiras profissionais neste mercado”, afirma o Professor Cristiano Vitorino da Silva, coordenador da atividade.   Segundo ele, “os alunos que participaram desta atividade tiveram de forma prática e aplicada apenas uma pequena amostra de algumas destas possibilidades de atuação profissional, mas, acima de tudo, poder orientá-los quanto ao seu futuro profissional é uma oportunidade que não pode ser mensurada. “Estamos contribuindo com a formação escolar somando esforços para transformar a sociedade e trazer novas perspectivas para estes jovens alunos”.

 

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais