Colheita da Safra da Laranja Valência acontece em Itatiba do Sul

A 5ª edição da Abertura Oficial da Colheita da Safra da Laranja Valência e o 7º Encontro Municipal de Citricultores acontecem em Itatiba do Sul, no dia 25/07, a partir das 13h30, na propriedade da família Cadore, no Povoado Graciolli. A programação acontece numa Tarde de Campo com estações sobre a colheita da laranja e apresentação da propriedade, implantação correta do pomar de citros e poda e condução das plantas.

Às 15h30 acontece a abertura oficial da colheita da safra e pronunciamentos das autoridades. O evento é promovido pela Prefeitura de Itatiba do Sul, Emater/RS-Ascar e Comitê Técnico Setorial de Citricultura do Alto Uruguai com apoio da Cresol, Sicredi e Sutraf. O evento encerra com um coquetel com produtos à base de laranja.

Citricultura no Alto Uruguai

A região envolve 2 mil produtores de laranja, com produção de 59 mil toneladas em área cultivada de 2.952,80 hectares, no total. A produtividade média na região do Alto Uruguai é de 20 mil quilos por hectare. Os municípios com maior produção são Itatiba do Sul, Aratiba, Itatiba do Sul, Mariano Moro, Três Arroios, Severiano de Almeida, Marcelino Ramos, Barra do Rio Azul e Erval Grande. Na região do Alto Uruguai, 80% da produção de laranjas são da variedade Valência.

Safra da Laranja Valência

A 4ª edição do evento foi realizada em 2017 na propriedade da família Komosinski, localizada na comunidade de Rui Barbosa, em Erval Grande. Na propriedade de 120 hectares são cultivadas laranja e bergamotas, envolvendo 25 famílias ligadas à atividade. Na propriedade, técnicos e produtores colheram dois pés da fruta que foram pesados para estimar a produção média da região do Alto Uruguai, bem como averiguado o grau brix da fruta. Nesta amostra, o resultado ficou em 62, 6 toneladas por hectare.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. ACEITO Leia mais